Desabamento de mina na fronteira da Venezuela com Brasil deixa 12 mortos

No acidente, que aconteceu na quarta-feira (6), três brasileiros ficaram feridos.

Mina desaba na Venezuela | Foto: Reprodução WhatsApp
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Subiu para 12 o número de mortos no desabemento de uma mina no Sul da Venezuela, na cidade de Gran SAbana, em Bolívar, estado que faz fronteira com o Brasil. No acidente, que aconteceu na quarta-feira (6), três brasileiros ficaram feridos.

Neste sábado (9), o vice-ministro de gestão e proteção, Carlos Pérez Ampueda, atualizou o número de vítimas em uma rede social: Foi registrado o "colapso de uma mina em San José de Wadamapa", em Bolívar, informou o vice-ministro na rede social X (antigo Twitter). "Está previsto o traslado dos 12 corpos sem vida para Puerto Ordaz", capital do estado.

Na região vive a comunidade indígena de Ikabarú. Na comunidade já tinha ocorrido em novembro um "colapso parcial" que deixou feridos, segundo a ONG Provea.

Pérez Ampueda afirmou que o governo está atendendo esta comunidade através de operações aéreas para levar "apoio humanitário". "Foi realizada entrega de alimentos, medicamentos, material cirúrgico descartável, hidratação e provisões".

REGIÃO DE GARIMPO

Bolívar é um estado mineiro. Na região fica o Arco Mineiro do Orinoco, uma área de 112.000 km2 com grandes reservas de ouro, diamantes, ferro, bauxita, quartzo e coltan, que abrange uma parte da Amazônia.

A faixa é explorada pelo governo, mas também por grupos ilegais e criminosos. A Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) informou recentemente sobre várias operações para desalojar garimpeiros ilegais, especialmente no Parque Nacional Yapacana.

Segundo Provea, na região mineira da Venezuela também trabalham crianças e mulheres por "longas e extenuantes horas" sem equipamento de proteção e em condições inseguras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES