Dia decisivo: chilenos decidem hoje em plebiscito o destino da Constituição

A proposta, apresentada pelo Conselho Constitucional em setembro, reflete desafios contemporâneos, mas a polarização entre esquerda e direita complica a decisão.

Chile vota hoje em plebiscito para substituir Constituição da era Pinochet | Javier TORRES / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os cidadãos chilenos estão votando neste domingo (17), em um plebiscito crucial que busca substituir a atual Constituição legada pela era Pinochet, que governou o país de 1973 a 1990. A proposta, apresentada pelo Conselho Constitucional em setembro, reflete desafios contemporâneos, mas a polarização entre esquerda e direita complica a decisão.

Enquanto a nova Constituição promete abordar as demandas urgentes do país, incluindo segurança, estabilidade econômica e menos corrupção, o debate público destaca divergências sobre direitos sociais, imigração e aborto. 

O cientista político Patricio Navia afirmou que a nova Constituição “é um texto que consolida o modelo econômico favorável ao mercado em vez de enfraquecê-lo”. “Foram quatro anos perdidos, acabamos no mesmo lugar onde começamos”, destacou, em reportagem da CNN.

Claudia Heiss, pesquisadora e cientista política da Universidade do Chile, disse que questões como crime, migração e estabilidade econômica assumiram o controle o debate público e o objetivo final que desencadeou o esforço para mudar a Constituição foram perdidos. Se a nova Constituição for aprovada, “não resolverá os problemas associados à agitação social”, disse Heiss.

O processo constituinte, iniciado em 2020, enfrenta a expectativa de uma população que mudou suas prioridades diante de desafios como desaceleração econômica e aumento da criminalidade. O resultado, seja pela aprovação ou rejeição, moldará o futuro político e social do Chile.

Como ocorre a votação

Os locais de votação funcionarão até às 18h e os cidadãos receberão uma cédula com a pergunta: “Você é a favor ou contra o texto da Nova Constituição?”. Eles deverão riscar uma linha vertical em apenas uma das alternativas: “A favor” ou “Contra”. Se mais de uma alternativa for marcada, será considerado um voto nulo. Neste plebiscito, o voto será obrigatório a todos os cidadãos chilenos com domicílio eleitoral no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES