Dilma é eleita uma das mulheres de 2016 pela 'Financial Times'

Dilma é citada em matéria de revista internacional

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de o presidente da República Michel Temer (PMDB) ser eleito o Brasileiro do ano pela revista Istoé e o presidente eleito norte-americano Donald Trump ser escolhido a personalidade de 2016, pela revista Times, chegou a vez da presidente cassada Dilma Rousseff pontuar em uma das listas de fim de ano. Eleita pelo jornal britânico Financial Times como uma das mulheres do ano, Dilma divide a lista com personalidades como a democrata Hillary Clinton e a ginasta Simone Biles.

O espaço concedido a Dilma faz parte de uma série de entrevistas e perfis exibidos pela publicação nesta quinta-feira (08/12) com as consideradas "Mulheres do Ano". Além de Dilma, também há entrevistas com a primeira-ministra britânica, Theresa May; com Simone Biles, considerada a maior ginasta de todos os tempos; com a escritora e apresentadora de TV britânica do ramo de culinária Mary Berry, e um perfil da gerente de campanha do então candidato Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, Kellyanne Conway, entre outras.

A matéria da publicação britânica é entitulada com uma das frases pronunciadas por Dilma Rousseff, em entrevista ao jornal: "Uma mulher com autoridade é chamada de dura, o homem é chamado de forte".

Para o jornal, Dilma está mais para uma "tecnocrata nerd" que para uma política nata. "Ela nunca está mais feliz do que quando discute os detalhes íntimos do Orçamento federal, com a ajuda do PowerPoint", diz o texto, que ainda ressalta outra recente paixão da petista: a bicicleta.

"A melhor coisa que um ser humano pode fazer é andar de bicileta. Você pode dar um passeio, mas a bicicleta lhe dá uma sensação muito maior de liberdade", afirma Dilma durante a entrevista.

Financial Times ressalta ainda todos os episódios que eclodiram no impeachment da presidente cassada e chama Lula de "um guerrilheiro marxista".

De acordo com a publicação, Dilma é vista publicamente como uma mulher mal-humorada mas, pessoalmente, é amigável e informal. Além disso, ela é chamada pelo texto de dogmática.

"Nascida em 1947 na cidade mineira de Belo Horizonte, no sudeste do Brasil, a professora brasileira e advogada comunista búlgara, começou a combater a ex-ditadura militar do país, com apenas 16 anos", diz o jornal. "Ela foi torturada, uma experiência que fez com que seus oponentes no processo de impeachment soubessem que ela iria resistir a qualquer coisa [ao invés de renunciar]", afirma o texto.

Em entrevista para a matéria, Dilma disse que não pretende disputar mais nenhum cargo eletivo, embora siga 'politicamente ativa". A entrevista afirma ainda que não existe nenhuma acusação de corrupção contra Dilma e que, formalmente, ela deixou o governo devido a suas políticas econômicas, embora, na realidade, a queda de sua popularidade tenha sido um desdobramento da Operação Lava Jato.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES