Discussões sobre dívida terão “dias difíceis”, diz Casa Branca

Governo precisa de acordo para aumentar teto da dívida e evitar calote.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O chefe de gabinete da Casa Branca Bill Daley disse neste domingo (24) que as negociações sobre o limite de endividamento dos Estados Unidos e a redução do déficit terão "dias difíceis" à frente e que chegar a um acordo em breve é crucial para manter a confiança dos mercados.

Falando no programa da NBC "Meet the Press", Daley se mostrou confiante que o Congresso agiria em tempo para aumentar o teto do endividamento, já que os líderes disseram que a moratória não é uma opção.

Daley acrescentou, contudo, que mercados ao redor do mundo estão esperando para ver se as autoridades nos EUA conseguem chegar a um acordo. "Estamos chegando ao ponto que mercados no mundo vão questionar se o sistema político pode chegar a um consenso e ceder para o bem maior do país", disse.

Daley afirmou que a Casa Branca busca um acordo que aumentaria o teto do endividamento para que outra votação sobre o tema não seja necessária antes das eleições de novembro de 2012.

Ele disse também que a Casa Branca está aberta a um processo em duas etapas no qual algumas reduções no déficit são acordadas no final deste ano ou no início do ano que vem. "Isto precisa ser em dois passos, mas o segundo passo deve nos levar até 2013 sem ter de passar por essa batalha ridícula sobre o aumento do teto do endividamento", acrescentou.

O presidente da Câmara, o republicano John Boehner, disse a sua bancada que esperava um acordo ainda na tarde deste domingo para acalmar os investidores, sobretudo na Ásia. O desejo é ter uma legislação sobre o tema para ser apresentada na segunda-feira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES