Egito autoriza pouso de avião para resgatar brasileiros de Gaza

Expectativa é que brasileiros deixem a Faixa de Gaza no sábado e embarquem no mesmo dia para o Brasil.

Egito autoriza pouso de avião para resgatar brasileiros de Gaza | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo brasileiro recebeu autorização do Egito para realizar um pouso em Al Arish, uma cidade egípcia localizada a 53 km da Faixa de Gaza. A intenção é resgatar o grupo de brasileiros que aguarda permissão para deixar Gaza.

Esses estrangeiros civis, em função do conflito entre Israel e o Hamas, estão concentrados ao sul da Faixa, na passagem de Rafah, a única saída viável e fronteira com o Egito.

Mas a passagem não é aberta para todos. Uma lista tem sido preparada por autoridades da região desde 1º de novembro para determinar quem pode sair e em qual dia. Até agora, o grupo de brasileiros -- 34 pessoas -- não recebeu a autorização.

A autorização do Egito para a FAB pousar em Al Arish é um indicativo de que a passagem dos brasileiros possa ocorrer nos próximos dias. A expectativa é que embarquem no sábado (11).

No atual planejamento do governo brasileiro, o grupo, depois de embarcar em Al Arish. no sábado, chegará ao Brasil no domingo (12).

O avião brasileiro, cedido pela Presidência da República para essa missão, é um VC-2, modelo Embraer 190, e atualmente está no Cairo, capital do Egito. Equipes da Embaixada do Brasil no Egito devem viajar ainda nesta quinta até a passagem de Rafah para receber os brasileiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES