Eleições começam sem incidentes na Espanha, diz governo

Pleito ocorre em meio a uma crise econômica e protestos em todo o país

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O início das eleições na Espanha, que vai eleger governos e conselhos regionais, ocorre com normalidade na manhã deste domingo (22), disse o subsecretário do Ministério do Interior, Justo Zambrana.

As eleições ocorrem em meio à crise econômica e protestos em todo o país de milhares de cidadãos que estão na rua há uma semana, queixosos dos altos índices de desemprego e das medidas de austeridade impostas pelo governo.

O índice de desemprego de 21,3% da Espanha é o maior da União Europeia - um número recorde de 4,9 milhões de pessoas estão desempregadas no país, a maioria jovem.

De acordo com o porta-voz, 100% dos 60.545 locais de votação funcionam normalmente.

Mais de 34 milhões de eleitores são chamados às urnas neste domingo para votar nas eleições locais e regionais, vistas como um teste da eleição geral, prevista para março de 2012.

Perguntado se os protestos dos cidadãos "indignados" perto das estações de voto afetam o funcionamento das instalações, Zambrana disse que as escolas estão protegidos por 100 mil agentes e "não tem conhecimento de qualquer interferência" .

As eleições são também um teste para medir o desgaste do governo socialista por sua gestão da crise econômica, uma vez que as sondagens prevêem uma vitória do conservador Partido Popular (PP), a força da oposição política.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES