Em encontro privado, Milei leva alfajor a papa e pede desculpa

Presidente argentino, que chamou pontífice de 'imbecil que defende a justiça social' durante campanha, teve encontro privado com Francisco nesta segunda (12)

Em encontro privado, Milei leva alfajor a papa e pede desculpa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Argentina, Javier Milei, manteve nesta segunda-feira (12) um encontro privado com o papa Francisco no Vaticano. No encontro, Milei presenteou o pontífice, seu compatriota, com alfajores e biscoitos argentinos e pediu desculpa por críticas que fez a Francisco.

Durante a campanha eleitoral da Argentina no ano passado, Javier Milei chamou o papa de “imbecil que defende a justiça social”. No entanto, nas últimas semanas o presidente, que tenta reforçar o apoio da sua base católica conservadora, mudou o tom.

Segundo um boletim do Vaticano, Francisco e Milei conversaram por cerca de uma hora. O presidente argentino chegou atrasado ao encontro após parar para cumprimentar um grupo de argentinos.

Eles se reuniram em um momento em que a Argentina enfrenta a pior crise econômica em décadas, com uma inflação superior a 200%. Milei também enfrenta dificuldades no Congresso após a rejeição parlamentar da sua chamada Lei 'Ómnibus', que chegou a ser aprovada pela Câmara de Deputados mas foi devolvida a uma comissão e voltou à estaca zero.

O presidente discutiu “o programa do novo governo (argentino) para combater a crise econômica”, entre outros tópicos, durante conversações separadas com o segundo em comando do Vaticano, o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, disse um comunicado do Vaticano.

Antes da reunião, quando questionado sobre os insultos passados, o chefe do escritório de doutrina do Vaticano disse: “O papa é uma pessoa que tem muito carinho por todos, por isso não há qualquer dúvida de que ele tenha qualquer animosidade”.

O papa considerou os comentários anteriores “como uma estratégia de campanha”, disse aos jornalistas o cardeal Victor Manuel Fernandez, que também é argentino. Mesmo que o papa não goste de “algumas tendências políticas e ideológicas” na Argentina, “ele sempre se preocupará com aqueles que sofrem”, acrescentou.

No domingo (11), eles conversaram ao final de uma missa de canonização na Basílica de São Pedro para a primeira santa argentina, María Antonia de Paz y Figueroa, uma leiga consagrada do século XVIII, mais conhecida como "Mama Antula".

Francisco, que tem 87 anos e dificuldade para andar, estava em uma cadeira de rodas quando foi cumprimentar Milei após o culto. Ele sorriu, estendeu a mão e lhe disse: "Você cortou o cabelo!"

Milei, que ainda usa o cabelo longo de forma não convencional para um político, brincou sobre o fato de ter arrumado sua aparência e perguntou se poderia abraçar e beijar o papa. Um Francisco sorridente respondeu: "Sim, filho, sim".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES