Em entrevista, Obama declara ser a favor de casamento gay

Obama explicou que ele hesitou em apoiar totalmente o casamento gay por achar que a união civil seria suficiente.

Avalie a matéria:
Obama é a favor do casamento gay | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou ser a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, em entrevista concedida nesta quarta-feira (9) à rede de TV ?ABC?. Segundo divulgado pela emissora, Obama afirmou que o casamento entre pessoas do mesmo sexo deveria ser permitido, ressaltando que sua opinião é pessoal e que os Estados devem decidir a respeito. Obama é o primeiro presidente americano a expressar publicamente seu apoio ao casamento gay.

Obama explicou que ele hesitou em apoiar totalmente o casamento gay por achar que a união civil seria suficiente. Mas disse ter conversado sobre a questão com sua equipe, sua mulher e filhas, que têm amigos cujos pais são casais homossexuais. O presidente citou integrantes de sua própria equipe que ?estão totalmente comprometidos em relações homossexuais monogâmicas, e estão criando filhos juntos?.

Mencionou também da política conhecida como ?Don?t Ask Don?t Tell? (Não pergunte, não conte), que não permitia a manifestação de gays assumidos no serviço militar e que foi extinta no ano passado. E concluiu, segundo trecho transcrito pela emissora, dizendo: "É importante para mim ir adiante e afirmar que acho que casais de mesmo sexo devem poder se casar".

Obama disse ainda acreditar que ?todos os americanos devem ser tratados com igualdade e de forma justa?. A entrevista completa deverá ser veiculada nesta quinta-feira nos Estados Unidos.

Antes da entrevista, o presidente havia se limitado a indicar que estava "avaliando" sua opinião a respeito do assunto, que se tornou uma das principais discussões da campanha eleitoral nos Estados Unidos nos últimos dias.

No último domingo, o vice-presidente, Joe Biden, disse em entrevista à ?NBC?, que se sentia confortável com a ideia do casamento gay. Depois disso, aumentou a pressão para que Obama anunciasse sua posição sobre o tema.

Uma pesquisa divulgada nesta terça apontou uma divisão do eleitorado americano sobre o tema, com 50% dos entrevistados declarando-se a favor do casamento gay e 48% dizendo-se contrários.

As uniões civis entre pessoas do mesmo sexo são legais em apenas seis dos 50 Estados americanos, além da capital, Washington.

Na última terça, a Carolina do Norte, Estado onde o Partido Democrata realizará sua convenção em novembro, aprovou uma legislação que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Com a decisão, tornou-se o 31º Estado a ter a proibição.

Grupos de defesa dos homossexuais comemoraram a declaração de Obama. O ?Human Rights Campaign? considerou que o presidente americano ?fez história?. Representantes do ?Centro para o Progresso Americano? disseram que o apoio do presidente é ?um grande passo? em direção à igualdade nos EUA.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES