Big Ben passa a se chamar Torre Elizabeth em homenagem a rainha

Anteriormente, a torre era conhecida popularmente como Big Ben por causa do grande sino.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A torre do Big Ben, um dos monumentos mais característicos de Londres, passará a se chamar Torre Elizabeth a partir desta quarta-feira em uma homenagem à rainha britânica, que recentemente celebrou seus 60 anos de trono. Em uma cerimônia ao pé da agora Torre Elizabeth, situada em um dos lados do Palácio de Westminster, o presidente da Câmera dos Comuns, o conservador John Bercow, oficializou o monumento com o nome da soberana britânica, de 86 anos.

"A rainha é uma das figuras públicas mais respeitadas do mundo. Ela nos lembra que somos e o significado de ser britânico. É uma honra ver esta Torre do Relógio ser rebatizada em reconhecimento ao seu trabalho", assegurou Bercow durante a cerimônia. Apesar de ter sido rebatizada somente hoje, a decisão desta mudança estava aprovada pela maioria dos parlamentares da câmera dos Comuns desde o último mês de junho, época das celebrações do Jubileu de Diamante de Elizabeth II.

Anteriormente, a torre era conhecida popularmente como Big Ben por causa do grande sino, de 13 toneladas, que ficava no alto do monumento de 96 metros de altura. O autor da iniciativa da troca de nome do monumento foi o conservador Tobias Ellwood, que buscou apoios durante três meses entre os parlamentares para reconhecer o "longo e constante serviço de Elizabeth II ao país".

Neste ano, a torre londrina também chegou às capas dos principais jornais do Reino Unido por causa de uma inclinação de 0,26 graus, já que a parte mais alta do monumento registrou um deslocamento de 43,5 centímetros. Os estudos sobre o edifício, que foi comparado com a Torre de Pisa pela imprensa local, continuam em andamento a fim de determinar até que ponto o constante afundamento dos alicerces de Westminster em direção ao próximo rio Tâmisa representa um risco para a segurança da população.

O outro motivo de polêmica ao redor do monumento está relacionado a uma proposta de um deputado liberal-democrata, que queria que os turistas e visitantes passassem a pagar para ascender os 334 degraus que levam ao alto da torre. A ideia de John Turso era cobrar 18 euros de cada visitante para custear os 110 mil euros da manutenção anual da torre. O Parlamento, no entanto, não concordou com a proposta de cobrar pelas visitas ao verdadeiro "símbolo da democracia" britânica.

Atualmente, para visitar a Torre Elizabeth, que recebe cerca de 10 mil pessoas por ano, é necessário se inscrever em uma lista de espera que, em algumas ocasiões, pode alcançar até quatro meses./p>



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES