Espanha se despede da televisão analógica

A mudança, que o ministro da Indústria, Miguel Sebastián, chamou de “a Televisão de Todos”

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Espanha deu adeus definitivo à televisão analógica e aderiu plenamente neste sábado à Televisão Digital Terrestre (TDT), depois de um longo processo de transição que começou há cinco anos e foi concluído com o desligamento dos nove últimos centros que transmitiam no sinal antigo.

A mudança, que o ministro da Indústria, Miguel Sebastián, chamou de "a Televisão de Todos" e permite aumentar o número de canais, melhorar a qualidade e oferecer novos serviços, foi produzido dois anos antes da data proposta pela Comissão Europeia.

Os habitantes de Gijón e Oviedo, em Astúrias; Santa Cruz de Tenerife e a ilha de La Palma, nas ilhas Canárias; e Salamanca e León, em Castilla e León, foram os últimos a entrarem nesta nova etapa, na qual a tecnologia digital é incorporada ao sinal de televisão.

"Estamos diante de uma semana histórica, como foi a chegada da televisão ou a imagem colorida", disse o ministro, na quarta-feira, quando foram apagadas as emissões analógicas em Madri, Barcelona e Sevilla.

A TDT permite passar de 6 a mais de 30 canais, oferece uma imagem de melhor qualidade, semelhante à do DVD, permite assistir à televisão em formato panorâmico, sem cortes nem faixas pretas, melhora a qualidade do som, e oferece novos serviços, como a seleção do idioma, com maior interatividade e teletexto digital.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES