Essequibo: o que há no território da Guiana que faz Maduro querer ter controle

As Forças Armadas brasileiras ampliaram sua presença nas fronteiras com Venezuela e Guiana, em preparação para possíveis conflitos

Nicolás Maduro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite da última quarta-feira (3), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, promulgou uma lei que cria uma província venezuelana em Essequibo, um território internacionalmente reconhecido como parte da Guiana. A cerimônia de assinatura do texto aconteceu em meio a crescentes tensões na região.

A nova legislação, intitulada "Lei Orgânica para a Defesa de Essequibo", composta por 39 artigos, estabelece a fundação do estado da "Guiana Essequiba" e proíbe a divulgação de mapas políticos da Venezuela sem a inclusão do território de Essequibo.

Localizada na parte mais a oeste do território guianense, Essequibo abrange uma área de 159 mil km², representando cerca de 70% do território do país. Esta região, comparável em tamanho ao estado do Ceará e à Inglaterra, desperta interesse devido à descoberta de grandes reservas de petróleo em 2015.

TENSÕES AUMENTAM: As tensões entre Venezuela e Guiana aumentaram devido à disputa pelo controle de Essequibo. Em dezembro, um plebiscito convocado pelo governo venezuelano resultou na aprovação, por 95% dos votantes, da anexação do estado chamado "Guiana Essequiba". A escalada de tensões levou os EUA a realizar exercícios militares na região.

As Forças Armadas brasileiras ampliaram sua presença nas fronteiras com Venezuela e Guiana, em preparação para possíveis conflitos. O território brasileiro faz fronteira com ambos os países, tornando-se um ponto crucial em caso de confronto militar.

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA: Essequibo, disputada há mais de um século, é vital devido aos seus recursos minerais, incluindo ouro, bauxita e urânio, além de sua localização estratégica na Floresta Amazônica. A Venezuela reivindica direitos sobre o território com base em acordos do século passado, desafiando decisões da Corte Internacional de Justiça.

A recente descoberta de petróleo na região intensificou a disputa entre os dois países. A Guiana buscou apoio internacional, levando o caso à ONU. Enquanto isso, a Venezuela planeja explorar os recursos minerais da região, desconsiderando as decisões internacionais.

Para mais informações, acesse meionews.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES