Estado Islâmico assume atentado terrorista que matou 60 em Moscou

Pelo menos 40 pessoas perderam suas vidas, e outras 146 ficaram feridas durante a ação.

Tiroteio em Moscou | Yulia Morozova/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Moscou foi palco de um ataque terrorista nesta sexta-feira, 22 de março, marcando um evento de extrema gravidade para a capital russa. Este ataque marca o primeiro ato de terrorismo desde o início da guerra na Ucrânia, ordenada pelo presidente Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Pelo menos 60 pessoas perderam suas vidas, e outras 146 ficaram feridas durante a ação, que foi reivindicada pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

O QUE ACONTECEU: Considerado o maior ataque em 11 anos na capital russa, o incidente ocorreu nas proximidades do Crocus City Hall, uma sala de concertos adjacente a um shopping localizado a cerca de 20 km a noroeste do Kremlin. A banda de rock Piknik se apresentava no local, que estava lotado com todos os ingressos vendidos. Relatos da mídia local indicam que entre as vítimas do ataque havia muitas crianças. A Polícia procura os autores do ataque.

O QUE DIZ O GOVERNO: Mikhailo Podoliak, assessor presidencial em Kiev, negou qualquer envolvimento da Ucrânia no atentado. No entanto, o Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque em um canal do Telegram, o que sugere o envolvimento de grupos terroristas islâmicos, com padrões semelhantes a ataques anteriores na capital russa.

. As imagens chocantes do ataque rapidamente se espalharam pelas redes sociais, evocando memórias de traumas anteriores, como a tomada de um teatro por terroristas do Cáucaso no início do governo de Putin em 2002. O número de vítimas ainda não é definitivo, com cem pessoas retiradas do local após o início do ataque.

QUAL O CONTEXTO: O ataque ocorre em um momento de escalada de tensões, com o Kremlin recentemente rotulando o conflito na Ucrânia como uma guerra, abandonando o eufemismo oficial de "operação militar especial". No entanto, a Casa Branca e outros países expressaram condolências e desencorajaram quaisquer ações dentro do território russo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES