Estados Unidos ameaçam fazer uso de bombas atômicas contra a Coreia

O general norte-americano Douglas MacArthur (1880-1964) também defendia o uso do armamento em cidades da China.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 30 de novembro de 1950, Harry Truman (1884-1972), presidente dos Estados Unidos de 1945 a 1953, ameaçou usar armas nucleares contra a Coreia do Norte. Ele estava falando sério. Truman é o mesmo homem que, em agosto de 1945, autorizou os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki. O general norte-americano Douglas MacArthur (1880-1964) também defendia o uso do armamento em cidades da China.

"NYT" disse que radioatividade era mentira japonesa

Churchill apoiava o uso de gás venenoso contra "incivilizados"

A Guerra da Coreia, conflito que dividiu a península coreana em dois países, teve inicio no dia 25 de junho de 1950. A parte sul recebeu a ajuda dos Estados Unidos e Inglaterra. O norte contou com o apoio da China e da extinta União Soviética.

Firmado entre o Kremlin e a Casa Branca após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), um acordo determinava a divisão da região, demarcada pelo paralelo 38.

No dia 3 de julho o exército norte-coreano chegou a invadir e dominar Seul, capital do governo da Coreia do Sul.

As Nações Unidas repudiaram o ataque, e, em setembro do mesmo ano, iniciaram uma operação militar pela costa oeste do país.

Um cessar-fogo temporário foi assinado em 27 de julho de 1953. Até hoje o mundo aguarda um tratado de paz definitivo.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a concorrência para desenvolver armamento nuclear envolveu diversos países. O Projeto Manhattan, dos EUA, desenvolveu com sucesso as três primeiras bombas do gênero.

Cogitava-se que quem dominasse o processo venceria a guerra. Hoje, com o fim da Guerra Fria, esses artefatos podem cair nas mãos de quem pagar mais, segundo "O Bazar Atômico", do jornalista William Langewiesche. No livro, o autor investiga o submundo do comércio nuclear, como as cidades secretas da antiga União Soviética, palco de investimentos milionários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES