EUA anunciam corte de 50% em emissões até o fim da década

Atualmente, os EUA são responsáveis por aproximadamente 15% das emissões globais

Joe Biden | Gage Skidmore/Flickr
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em comunicado emitido nesta quinta-feira (22), os Estados Unidos afirmaram que  vão se comprometer a reduzir as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global pela metade até o fim desta década.

Atualmente, os EUA são responsáveis por aproximadamente 15% das emissões globais. A redução  tem como parâmetro o nível que era observado em 2005.

Joe Biden, o presidente do país, fez o anúncio oficialmente da meta na Cúpula de Líderes sobre o Clima, evento virtual que acontece nesta quinta e sexta-feira (23) com 40 líderes de Estado ou organizações. O presidente brasileiro Jair Bolsonaro é um dos convidados a falar sobre o combate às mudanças climáticas.

EUA se comprometem a diminuir emissões (Foto: Gage Skidmore/Flickr)

Em seu discurso, Biden afirmou que fará investimentos em infraestrutura verde para garantir a meta de cortar a emissão de gases do efeito estufa pela metade até o fim da década.

"Isso colocará o país no caminho para zero emissões em 2050", afirmou ele.

Biden classificou a mudança climática como a crise existencial de nosso tempo. Ele salientou que outros países precisam colaborar com metas ambiciosas também, já que os EUA são responsáveis por cerca de 15% das emissões.

"Os cientistas nos dizem que essa é a década decisiva, que precisamos tomar decisões para evitar as piores consequências", disse ele.

Meta mais ousada

A nova meta dos EUA é quase o dobro da anterior, que tinha sido fixada por Barack Obama —em 2015, o país tinha se comprometido a cortar as emissões entre 26% e 28%.

Para chegar a essa meta, o governo vai analisar como cada setor da economia pode cortar poluição. Haverá metas para outros níveis de gestão, como governos estaduais e prefeituras. Também devem ser impostos objetivos para a iniciativa privada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES