EUA corta repasse que fazia a agência da ONU suspeita de ligação com o Hamas

O corte do financiamento foi anunciado pelo porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller

EUA corta repasse que fazia a agência da ONU ligada ao Hamas | MAHMUD HAMS / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (26) o governo dos Estados Unidos anunciou a suspensão temporária dos repasses monetários que fazia para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (Unrwa, em inglês) após suspeita de apoio de alguns membros ao Hamas.

A Unrwa disse que vai abrir uma investigação para apurar o caso, a suspeita é que alguns funcionários da agência teriam participado dos ataques de 7 de outubro do Hamas em Israel. Desde o acontecido o país tem travado um embate sangrento contra a Palestina, alegando combater o Hamas. 

O corte do financiamento foi anunciado pelo porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller. A mensagem foi divulgada pelo representante no site oficial do Departamento de Estado. "O Departamento de Estado suspendeu temporariamente o financiamento adicional para a Unrwa enquanto analisamos estas alegações e as medidas que as Nações Unidas estão a tomar para as resolver", disse.

O porta-voz ainda destacou em nota que a Unrwa deve tomar medidas apropriadas em caso de confirmação da participação dos membros no ataque a Israel. O comissário-geral da Unrwa, Philippe Lazzarin, disse que qualquer membro será punido “inclusive através de processos criminais".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES