EUA já começaram a entregar armas aos rebeldes sírios, informa um jornal

Atraso no envio da ajuda militar prometida em junho se deve às dificuldades logísticas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A CIA já começou a entregar armas aos rebeldes sírios, pondo fim a meses de atraso no envio da ajuda militar prometida em junho pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, informou nesta quinta-feira (12) o jornal The Washington Post.

O fornecimento, que inclui armas leves e munição, começou há duas semanas, segundo funcionários americanos e fontes sírias disseram ao jornal. Simultaneamente, o Departamento de Estado está proporcionando aos rebeldes sírios novos tipos de ajuda não letal, como veículos e equipamento de comunicação e assistência médica.

Embora Obama tenha prometido fornecer armas à oposição síria em junho, os envios foram atrasando pelas dificuldades logísticas de trabalhar em uma "zona de guerra" e pelo temor de Washington de que o material pudesse cair nas mãos de extremistas.

As entregas feitas pela CIA são feitas por meio de uma rede de bases clandestinas na Turquia e Jordânia, afirmou o The Washington Post. Segundo opositores sírios citados pelo jornal, os Estados Unidos continuam reticentes a enviar armas antitanque e antiaéreas.

Os esforços diplomáticos para tentar resolver a crise na Síria, um conflito que já dura dois anos e meio, foram reativados com a proposta russa para que o arsenal químico de Damasco fique sob controle da comunidade internacional.

Nesta quinta-feira, o presidente da Síria, Bashar al Assad, disse que aceitava a iniciativa em entrevista ao canal de televisão russo Rossia 24. Segundo o canal, Assad assegurou que a Síria colocará as armas químicas sob controle internacional "pela Rússia" e não em função das "ameaças dos Estados Unidos".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES