Europeus comemoram 75 anos do fim da 2ª Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial deixou cerca de 60 milhões de mortos no mundo

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As cerimônias em comemoração aos 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa acontecem nesta sexta-feira (8) em condições restritas devido à pandemia do novo coronavírus.

Os governos adotaram protocolos diferenciados para recordar a capitulação nazista no continente europeu, o mais atingido até agora pela Covid-19, onde mais de 150 mil pessoas morreram.

A chanceler Angela Merkel e presidente Frank-Walter Steinmeyer depositam flores no Portal de Brandemburgo. | FOTO:  Hannibal Hanschke_AFP

A Segunda Guerra Mundial deixou cerca de 60 milhões de mortos no mundo. O conflito terminou na Europa com a invasão de Berlim por tropas soviéticas e a rendição dos alemães em 8 de maio de 1945, mas só foi completamente encerrado em 15 de agosto, após a capitulação japonesa.

França

Na França, o presidente Emmanuel Macron presidiu uma cerimônia no túmulo do soldado desconhecido, no Arco do Triunfo, em Paris, com a participação apenas de ex-presidentes e alguns ministros. A Praça da Étoile, no alto da avenida do Champs-Elysées, onde está o monumento, estava praticamente vazia.

A única surpresa ficou por conta de aviões britânicos, que cruzaram o céu da avenida Champs-Elysées, segundo a Rádio França Internacional (RFI).

Uma bandeira francesa foi instalada na Torre Eiffel para homenagear os combatentes e resistentes da Segunda Guerra.

Alemanha

Na Alemanha, Berlim decretou um dia de feriado. A chanceler Angela Merkel e presidente Frank-Walter Steinmeyer depositam flores no Portal de Brandemburgo. O presidente alemão pediu, durante a cerimônia em Berlim, para a comunidade internacional aprender com a lição do fim da Segunda Guerra Mundial para buscar "mais cooperação na luta conta a pandemia novo coronavírus".

Reino Unido

Aviões franceses sobrevoaram Londres para marcar o fim da Segunda Guerra. Na noite desta sexta, no Reino Unido que teve uma participação decisiva para a vitória dos aliados, a rainha Elizabeth II falará aos britânicos, no segundo pronunciamento na TV desde o início da pandemia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES