Evo Morales se encontra com Rajoy e afirma não guardar “ressentimentos”

Evo Morales, se encontrou nesta terça-feira (03/09) com o presidente de governo espanhol, Mariano Rajoy, e disse a ele que não tem “ressentimentos”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sua primeira viagem à Europa desde o incidente de 02 de julho, quando seu avião foi impedido de passar pelo espaço aéreo de Portugal, França e Itália, o presidente da Bolívia, Evo Morales, se encontrou nesta terça-feira (03/09) com o presidente de governo espanhol, Mariano Rajoy, e disse a ele que não tem ?ressentimentos?.

?Não guardo nenhum rancor. Nós, indígenas, não somos vingativos?, afirmou Morales. Ele não quis comentar o incidente nem as explicações recebidas, mas atribuiu o ocorrido a ?agentes externos?. Na ocasião, o chefe de Estado boliviano teve de permanecer mais de 13 horas no aeroporto de Viena, porque outros países europeus suspeitavam de que Edward Snowden, o ex-analista da CIA que vazou informações sobre o programa de espionagem dos EUA, estivesse a bordo.

Segundo um comunicado à imprensa feito pelo governo espanhol, o encontro entre Morales e Rajoy foi ?franco e muito cordial?, com foco nas relações bilaterais entre Espanha e Bolívia. Os dois presidentes ?expressaram desejo de trabalhar juntos para avançar nos numerosos temas que são de interesse comum?, especialmente as relações comerciais.

O comunicado informa ainda que durante a reunião foram valorizados ?o papel que a comunidade boliviana na Espanha desempenha no crescimento econômico dos dois países?, seu ?excelente? nível de integração à sociedade espanhola e o trabalho das autoridades de ambas as nações para melhorar a situação deste grupo.

?Com este encontro se ratifica a boa relação com a Espanha?, disse Morales durante seu discurso em conferência organizada pela embaixada boliviana. ?Rajoy me disse que aqui temos um povo amigo?, acrescentou.

Antes de encontrar-se com Mariano Rajoy, Morales visitou o rei Juan Carlos I no Palácio de la Zarzuela junto a dois ministros bolivianos: o das Relações Exteriores, David Choquehuanca, e o da Defesa, Rubén Saavadera.

Morales também visitou Florentino Pérez, Alfredo Di Stéfano e Zinedine Zidane no Santiago Bernabéu, o estádio do Real Madrid. Depois, seguiu para a Bielorrússia, onde se encontrou com o presidente Aleksandr Lukashenko, amigo de Hugo Chávez. Nesta quinta (05), o líder boliviano chega à Itália, onde se encontrará com o presidente Giorgio Napolitano e, na sexta-feira (06), com o papa Francisco no Vaticano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES