Ex-presidente Donald Trump vira réu em processo da invasão do Capitólio

A invasão do Congresso americano em 6 de janeiro de 2021

Ex-presidente americano Donald Trump | Shealah Craighead/Official White House
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, enfrenta mais uma vez acusações criminais e agora virou réu, num processo criminal em que é acusado de tentar, de maneira ilegal, reverter o resultado das eleições presidenciais de 2020, vencidas pelo atual presidente Joe Biden. Trump deve se apresentar à Justiça americana nesta quinta-feira, 3, em Washington D.C.

A invasão do Congresso americano em 6 de janeiro de 2021 foi uma das ações que faziam parte das tentativas de alterar o resultado das urnas.

Naquele dia, enquanto a vitória eleitoral de Biden estava sendo formalmente certificada no Capitólio, o prédio do Congresso dos Estados Unidos, uma multidão de apoiadores de Trump invadiu o local. Eles interromperam a sessão de certificação e ameaçaram o então vice-presidente Mike Pence, que conduzia o processo, por ele ter se recusado a reverter o resultado das urnas, que deu vitória a Biden.

No processo, Trump foi acusado formalmente dos crimes de conspiração para fraudar os Estados Unidos; conspiração para atrapalhar o andamento e obstruir um processo oficial; obstrução e tentativa de obstrução e procedimento oficial; conspiração contra os direitos dos americanos.  O ex-presidente nega veementemente ter cometido tais crimes.

A procuradoria americana afirmou que o ex-presidente teria contado com o auxílio de seis cúmplices, mas não citou os devidos nomes. O processo foi liderado pelo procurador Jack Smith.

Segundo os procuradores, o ex-presidente Donaldo Trump tina consciência de que suas alegações sobre o resultado do pleito eleitoral  eram mentiras, no entanto, repetia inúmeras vezes com a finalidade de criar um clima intenso e pesado marcado pela desconfiança e raiva, e dessa forma, desgastar a confiança do público na condução do pleito. A mentira tinha como finalidade provocar tumulto.

Depois do anúncio de acusação criminal, Donaldo Trump foi à rede Truth Social e publicou texto em que garante que a acusação da procuradoria é parte integrante de uma perseguição do atual presidente Joe Biden. Para Trump, as acusações poderiam ter sido feitas antes, porém, o procurador optou por fazê-las agora por motivos políticos.ivos políticos e se comparou às vítimas do nazismo. "A ilegalidade dessas perseguições ao presidente Trump e seus apoiadores lembra a Alemanha nazista na década de 1930, a ex-União Soviética e outros regimes autoritários e ditatoriais".

Em 2024, haverá novas eleições presidenciais nos Estados Unidos e tanto Joe Biden quanto Donald Trump já confirmaram que serão candidatos.

Os advogados de Donald Trump estiveramreunidos na semana passada com a Procuradoria e já era aguardado que o ex-presidente fosse acusado criminalmente pela tentativa de reverter os resultados das eleições. Anteriormente, Trump declarou em sua rede social que estava ciente da iminência da acusação pelo procurador Jack Smith.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES