Explosão durante passeata pela revolução mata 3 na Ucrânia

Explosão aconteceu na cidade de Kharkiv durante marcha que celebra aniversário da revolução que derrubou há exatamente um ano o ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovich

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


Pelo menos três pessoas morreram neste domingo na cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia, após uma explosão ocorrida durante a marcha para comemorar o primeiro aniversário da revolução que derrubou há exatamente um ano o ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovich.

A explosão aconteceu no início da passeata, a cerca de 100 metros do Palácio dos Esportes, onde tinha começado a manifestação, segundo um porta-voz das forças da segurança citado pela agência local "Interfax Ukraini".

Além disso, dez pessoas ficaram feridas no atentado, segundo dados preliminares oferecidos pela Procuradoria e pelo Ministério do Interior ucranianos.

A previsão é que a marcha conflua com outra coluna de manifestantes na praça da Constituição de Kharkiv, onde se realizará uma missa pelos soldados e voluntários ucranianos caídos durante a operação militar realizada por Kiev nas vizinhas regiões pró-Rússia de Donetsk e Lugansk.

O atentado coincidiu com o início em Kiev da chamada Marcha da Dignidade para comemorar o triunfo da revolução e a chegada ao poder das novas autoridades pró-Ocidente.

Há um ano, em 22 de fevereiro de 2014, o parlamento da Ucrânia destituiu Yanukovich, que na madrugada anterior tinha fugido de Kiev depois que os setores mais radicais da oposição não aceitaram o acordo de compromisso que tinha assinado um dia antes, e que contemplava, entre outras coisas, eleições antecipadas.

Kharkiv, cidade com quase 1,5 milhão de habitantes, se transformou em meados de abril do ano passado em palco de manifestações pró-Rússia ao mesmo tempo em que as capitais das regiões vizinhas de Donetsk e Lugansk.

Embora os rebeles pró-Rússia tenham conseguido então tomar alguns edifícios públicos na cidade, a contundência das forças da ordem ucranianas e a reticência da população a somar-se à rebelião evitaram que Kharkiv tivesse o mesmo destino que os territórios vizinhos, desgarrados desde então por uma sangrenta guerra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES