Explosão em oleoduto deixa 11 mortos e 70 feridos na Colômbia

Acidente foi atribuído à manipulação ilegal da tubulação por ladrões

Oficiais trabalham no local da explosão em Dos Quebradas, na Colômbia | AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A explosão de um oleoduto no oeste da Colômbia deixou 11 mortos e 70 feridos, informou nesta sexta-feira (23) a petrolífera estatal Ecopetrol, que atribuiu o acidente à manipulação ilegal da tubulação por pessoas envolvidas em roubo de combustível.

Embora tenha sido reduzido, o roubo de combustível e petróleo das redes de oleodutos e gasodutos no país é uma prática comum e está longe de ser erradicada, com os grupos ilegais obtendo milionários recursos, de acordo com fontes segurança.

A explosão, que destruiu pelo menos 30 casas, foi registrada nos arredores da aldeia de Dos Quebradas, no Departamento de Risaralda, no oeste.

O gasoduto de 230 quilômetros transporta gasolina ou diesel de Salgar, no centro do país, a oeste.

"Temos informações de que, aparentemente, havia pessoas que perfuraram o oleoduto para roubar combustível", disse a prefeita de Dosquebradas, Luz Ensueño Betancur.

Os esquadrões paramilitares de ultradireita e as guerrilhas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) obtiveram há quase uma década milhões de receitas do roubo de combustíveis da rede de gasodutos e óleodutos.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o roubo de combustível caiu consideravelmente nos últimos 10 anos devido a melhor segurança do país e a vigilância militar dos gasodutos e oleodutos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES