Extremos: Pequim tem temperaturas abaixo de zero; Austrália enfrenta ondas de calor

Várias regiões ao redor do mundo estão enfrentando condições climáticas extremas, destacando extremos opostos de temperatura.

Austrália enfrenta onda de calor extrema | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Várias regiões ao redor do mundo estão enfrentando condições climáticas extremas, destacando extremos opostos de temperatura. Enquanto a Austrália lida com ondas de calor intensas, Pequim, a capital da China, registra temperaturas abaixo de zero.

Neste domingo (24), as autoridades da Austrália alertaram para um elevado risco de incêndios florestais em diversas regiões do vasto Estado da Austrália Ocidental. O serviço meteorológico do país emitiu alertas de ondas de calor para a Austrália Ocidental, o Território do Norte e Queensland, no leste, indicando que as temperaturas em algumas áreas poderiam atingir aproximadamente 45 °C.

Mais de 20 incêndios florestais foram registrados na Austrália Ocidental, de acordo com a agência de serviços de emergência do Estado, em reportagem da Reuters. O Departamento de Bombeiros e Serviços de Emergência expressou preocupação com as condições desafiadoras, destacando um "clima mais propenso a incêndios" devido ao calor, à seca e aos fortes ventos que afetaram grande parte do Estado, incluindo a capital, Perth.

O órgão alertou para um alto risco de incêndios em várias áreas da Austrália Ocidental, revelando que mais de 1.000 bombeiros estiveram envolvidos no combate aos incêndios nos últimos cinco dias. O porta-voz do departamento afirmou que as condições climáticas previstas nos próximos dias poderiam desafiar as linhas de contenção existentes e potencialmente intensificar a atividade incendiária.

Enquanto isso, a costa leste da Austrália enfrentava a possibilidade de chuvas torrenciais. Alertas de enchentes e um aviso de tempestade intensa foram emitidos pela previsão do tempo na noite de domingo para partes de Nova Gales do Sul, o estado mais populoso do país, cuja capital é Sydney.

Pequim enfrenta baixas temperaturas

Em contraste, Pequim, a capital da China, está enfrentando um recorde de temperaturas abaixo de zero em dezembro. O observatório meteorológico local registrou mais de 300 horas de temperaturas congelantes desde 11 de dezembro, o maior número para o mês desde o início dos registros em 1951, conforme relatado pelo Beijing Daily, jornal estatal.

Partes do norte e nordeste da China experimentaram um frio extremo na última semana, atingindo -40°C em algumas áreas devido a um ar frio e cortante proveniente do Ártico. Na província central chinesa de Henan, cidades como Jiaozuo enfrentam uma escassez de aquecimento durante o inverno. A empresa responsável pelos fornecedores de energia térmica na cidade está trabalhando para reparar os equipamentos, com a expectativa de retomar o fornecimento em 26 de dezembro.

Puyang e Pingdingshan, duas cidades em Henan, também suspenderam o fornecimento de aquecimento para departamentos governamentais e instituições administrativas, priorizando o uso residencial devido às condições climáticas extremamente frias.

Apesar das adversidades, a previsão do tempo sugere que uma onda de ar quente fluirá do norte para o sul, elevando as temperaturas em várias áreas do centro e leste da China. Este contraste nos extremos climáticos destaca a complexidade e as variações nas condições meteorológicas globais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES