FAO pede US$700 milhões em doações para o Haiti

Governo haitiano elaborou um plano de 700 milhões de dólares para infraestrutura prejudicada pelo terremoto

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) solicitou o apoio de doadores internacionais a um plano de investimento de 700 milhões de dólares no setor agrícola do Haiti, para ajudar na reconstrução do país após um devastador terremoto.

O terremoto de magnitude 7,0 que atingiu o Haiti no dia 12 de janeiro matou até 200 mil pessoas. Enquanto equipes de resgate internacionais vasculham os escombros na capital Porto Príncipe, esforços paralelos estão sendo feitos para reconstruir o país.

"A situação alimentar no Haiti já era muito frágil antes do terremoto e o Haiti é altamente dependente em importações de alimentos", disse em comunicado o diretor de respostas de emergência no Haiti da FAO, Alexander Jones.

"Com pessoas retornando às áreas rurais, o crescimento no setor agrícola do Haiti é agora uma prioridade urgente", disse Jones.

O governo haitiano elaborou um plano de 700 milhões de dólares nos próximos 18 meses para reconstruir a infraestrutura prejudicada pelo terremoto, impulsionar a produção nacional de alimentos e criar empregos para as pessoas que estão fugindo da capital, o que necessita do apoio de doadores, informou a FAO, sediada em Roma.

Quase 60 por cento dos haitianos viviam em áreas rurais antes do terremoto e 80 por cento da população sobrevivia com menos de 2 dólares por dia, segundo a agência.

O governo estima que cerca de 32 milhões de dólares seriam necessários urgentemente para comprar sementes, ferramentas e fertilizantes para que fazendeiros possam começar a plantar em março para o período de plantação na primavera, que representa 60 por cento da produção agrícola do Haiti.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES