Filho mais novo de Jong- il é o “grande sucessor”, diz agência

Filho mais novo, sucessor de Jong- il tem 29 anos e estudou na Suíça

Kim Jong-un aparece ao lado do pai em desfile militar em outubro de 2010 | AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Kim Jong-un, filho mais novo de Kim Jong-il, é o "grande sucessor do sistema revolucionário" da Coreia do Norte após a morte de seu pai, segundo informou a agência estatal de notícias do país comunista, KCNA.

"Temos que transformar esta tristeza em valor sob a direção de Kim Jong-un e temos que lutar para que a grande revolução tenha êxito neste momento difícil", segundo o escritório da agência, divulgado por meios de comunicação japoneses. "O comando de Kim Jong-un é seguro e definitivo para cumprir a revolução e a brilhante sucessão", conclui o escritório da KCNA.

O filho mais parecido

O filho mais novo de Kim Jong-il e neto do "eterno presidente" e fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, é chamado a encarnar a terceira geração a liderar um país que continua fiel a um sistema totalitário comunista desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

O jovem, que teria em torno de 29 anos, começou a ganhar protagonismo na política nacional depois que seu pai sofreu uma apoplexia em 2008, fato que acelerou o processo de escolha de um sucessor que pudesse dar continuidade ao sistema comunista norte-coreano.

Fruto do casamento de Kim Jong-il com sua terceira mulher, Ko-Young-hee, uma ex-dançarina que morreu de câncer em 2004, o jovem Kim Jong-un viveu sua adolescência em colégios de Berna, na Suíça, oculto atrás de um pseudônimo. Acredita-se que após sua etapa na Suíça retornou em 2000 para a Coreia do Norte, onde se graduou, em 2007, na Universidade Militar Kim Il-sung.

Sua designação em setembro de 2010 como vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores, e as aparições públicas ao lado de seu pai em atos oficiais nos últimos meses o consolidaram na frente da linha de sucessão com relação ao primogênito do líder, Kim Jong-nam.

O primogênito, de cerca de 40 anos, caiu em desgraça após ser descoberto ao tentar entrar ao Japão com passaporte falso para visitar o parque de atrações de Disneylândia em Tóquio.

O segundo na linha sucessória, Kim Jong-chul, que se acredita tenha uma idade similar a Kim Jong-un, foi considerado por seu pai, segundo alguns testemunhos, afeminado demais para liderar o país.

Os meios de imprensa sul-coreanos descreveram Kim Jong-un como um jovem muito parecido com seu pai tanto fisicamente, com seus 1,68 m e 87 kg, como em sua personalidade, o que lhe teria transformado na pessoa ideal para sucedê-lo nos olhos do ditador.

Desde 2009 a imprensa sul-coreana apontava para a possibilidade de que tivesse sido designado sucessor por seu pai, algo que teria sido notificado às missões diplomáticas do país comunista para ir recebendo o apoio para sua futura nomeação.

Segundo as fontes, Kim Jong-un estaria casado desde 2010 com uma jovem estudante norte-coreana de 20 anos e teria tido uma filha com ela nesse mesmo ano. No entanto, apenas detalhes de sua vida são conhecidos, a maioria de sua etapa na Suíça. Acredita-se que fale inglês, alemão e francês, e que seja amante do basquete e dos filmes de ação.

O sucessor de Kim Jong-il enfrentará o desafio de tramitar uma economia empobrecida e o isolamento cada vez maior de um país que baseou seu governo no culto extremo à personalidade.

Também deverá esclarecer a direção da política internacional norte-coreana, depois que nos últimos meses houve tentativas de aproximação com os Estados Unidos encaminhados a um possível reatamento do diálogo de seis lados para a desnuclearização do país comunista.

Estas conversas, nas quais participavam as duas Coreias, EUA, China, Rússia e Japão, estão estagnadas desde abril de 2009, quando Pyongyang se retirou de forma unilateral um mês antes de realizar um teste nuclear.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES