Mulher de bilionário russo causa grande polêmica ao posar sentada sobre boneca negra seminua

Foto foi feita para site de moda e postada no Dia de Martin Luther King

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma imagem fashion ou preconceituosa? A mulher do bilionário russo Roman Abramovich, Dasha Zhukova, provocou uma grande polêmica na internet após uma revista digital ter publicado uma foto dela sentada em uma cadeira. A questão é que o móvel se assemelha a uma mulher negra seminua. E mais: a imagem foi ao ar na última segunda-feira, no Dia de Martin Luther King, que é sempre celebrado nos Estados Unidos na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário do célebre líder que lutou pelos direitos civis dos negros americanos.

O site "Buro 24/7" usou a imagem de Dasha para ilustrar uma entrevista sobre a nova revista da ex-modelo, chamada "Garage". A editora da "Buro 24/7", Miroslava Duma, uma das mais famosas blogueiras e it-girls da Rússia, também postou a foto controversa no Instagram. Diante da enxurrada de comentários criticando a imagem, ela rapidamente retirou o post do ar, segundo informou o jornal britânico "Daily Mail".

"Isso é incrivelmente racista", twitou a Organizing for Women"s Liberation (Organização pela Liberdade da Mulher).

A editora do portal "FashionBombDaily.com", Claire Sulmers, foi uma das primeiras a expressar a sua indignação, alegando que a mensagem da foto era surpreendentemente clara: "Dominação branca e superioridade, articulada de forma aparentemente serena, mas abertamente degradante".

Depois da polêmica, Miroslava Duma postou em seu Instagram um pedido de desculpas a "todos que se sentiram ofendidos": "Não foi absolutamente nossa intenção. Nós somos contra o racismo, a desigualdade de gênero ou qualquer ato que infrinja os direitos de qualquer pessoa. (...) A cadeira da foto deveria ser vista apenas como uma obra de arte que foi criada pelo artista pop britânico Allen Jones e não como uma forma de discriminação".

Dasha também divulgou um pedido de desculpas que dizia: " (...) nós lamentamos termos utilizado essa cadeira para uma foto fora do contexto da obra do artista Allen Jones. E a situação foi agravada pelo fato de que a publicação coincidiu com o Dia de Martin Luther King. Eu absolutamente não tolero racismo e peço desculpas a todos os ofendidos por essa foto. A "Garage" tem um compromisso com o respeito à diversidade étnica e de gênero, e vamos continuar com esses princípios".

Na imagem, um manequim extremamente realista está nu exceto por um par de botas de couro, uma calcinha preta, um cinto e luvas. A boneca aparece deitada, com os joelhos dobrados, e sustentando com as pernas uma almofada na qual Dasha está sentada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES