França se torna primeiro país a incluir o direito ao aborto na Constituição

País se tornou o primeiro no mundo a garantir constitucionalmente o direito ao aborto, que já era legalizado desde 1974.

França se torna primeiro país a incluir o direito ao aborto na Constituição | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira (4), o Parlamento francês aprovou a incorporação do direito ao aborto à sua Constituição nacional, estabelecendo assim a França como o primeiro país do mundo a assegurar legalmente o direito ao aborto em seu texto constitucional.

O presidente francês, Emmanuel Macron, está programado para promulgar a decisão nesta sexta-feira (8), coincidindo com o Dia Internacional da Mulher. A votação desta segunda-feira incluiu a modificação do Artigo 34 da Constituição francesa, estipulando que "a lei estabelece as condições nas quais uma mulher tem a garantia da liberdade para recorrer ao aborto".

O direito ao aborto é mais amplamente aceito na França, tendo apoio de 80% dos franceses, segundo pesquisas. A aceitação sobre o assunto é maior que nos Estados Unidos e em muitos outros países do mundo.

"Estamos enviando uma mensagem a todas as mulheres: seu corpo pertence a você e ninguém pode decidir por você", disse o primeiro-ministro Gabriel Attal aos deputados e senadores reunidos no Congresso para uma votação especial no Palácio de Versalhes, em Paris.

As mulheres têm o direito legal ao aborto na França desde uma lei de 1974, que foi duramente criticada na época.

Mas uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos em 2022 de reverter o julgamento Roe v. Wade, que havia reconhecido o direito constitucional das mulheres ao aborto, levou ativistas franceses a pressionar o país a se tornar o primeiro a proteger explicitamente o direito em sua lei fundamental.

"Esse direito (ao aborto) recuou nos Estados Unidos. Então nada nos impedia de pensar que a França estaria isenta desse risco", disse Laura Slimani, da Fondation des Femmes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES