França vai às urnas hoje escolher entre Hollande e Sarkozy

Resultado provável deve ser conhecido logo após o fechamento das urnas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 46,03 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo (6) a partir das 8h locais (3h de Brasília) para, em segundo turno, escolher o novo presidente da França, entre o socialista François Hollande e o conservador Nicolas Sarkozy, que tenta a reeleição.

Pesquisas divulgadas nas últimas semanas mostram que Hollande é favorito. Se eleito, ele cumprirá um mandato de 5 anos, com a missão de tirar a França da crise econômica que assola a zona do euro.

Após as eleições presidenciais, o país terá duas rodadas de votação parlamentar, em 10 e 17 de junho, para escolher 557 deputados.

A campanha do segundo turno foi interrompida à 0h local de sábado.

Os locais de votação na França Continental abrem às 8h locais (3h de Brasília) e fecham às 20h (15h de Brasília) em algumas cidades, inclusive Paris.

O primeiro turno foi vencido por Hollande, do Partido Socialista, com 28,63% de votos. Sarkozy, da União do Movimento Popular, teve 27,18%. Em terceiro lugar, ficou Marine Le Pen, da Frente Nacional, de extrema-direita, com 17,9%.

A boa votação de Marina, filha do líder direitista Jen Marie Le Pen, levou Sarkozy a "adernar" seu discurso para a direita, em uma tentativa de angariar votos entre os eleitores da Frente Nacional, segundo analistas.

A própria Marine, no entanto, declarou que vai votar em branco no segundo turno.

Também foram bem votados Jean-Luc Melenchon (11,1%), da Frente de Esquerda, e o centrista François Bayrou (9,13%), do Movimento Democrático.

O mandato atual de Sarkozy termina à 0h de 16 de maio.

Se Hollande vencer a eleição, deve haver um acordo para um cerimônia de posse, até mesmo antes do dia 16.

A posse é precedida por uma cerimônia de transição, em que, em uma reunião privada, Sarkozy passaria a Hollande as senhas do arsenal nuclear francês. O novo presidente nomeia um premiê e um gabinete "interino" até a eleição parlamentar de junho.

Após a composição do novo Parlamento, um novo governo deve ser formado. Historicamente, a votação no Parlamento segue a mesma tendência da votação presidencial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES