Frio record na Inglaterra prejudica transportes e fornecimento de energia

Falta sal para derreter a neve. Temperaturas chegaram a - 22,3ºC

Frio recorde | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Reino Unido registrou nesta sexta-feira (8) a madrugada mais fria deste inverno, com temperaturas de até - 22 ºC, aumentando os temores de problemas no fornecimento de energia e perturbações nos transportes.

Os termômetros no país, que vive a pior onda de frio em 30 anos, marcaram um recorde de -22,3 ºC na pequena localidade de Altnaharra (norte da Escócia); na região de Manchester (noroeste da Inglaterra) chegava a -17 ºC. E nas montanhas galesas de Brecon Beacons, -16 ºC.

Richard Young, da Agência Meteorológica Nacional, afirmou que os fortes ventos previstos aumentarão ainda mais a sensação térmica de frio.

- As temperaturas custarão a subir acima do zero na maior parte do país durante o dia, com geadas severas durante a noite.

Inúmeras escolas permaneciam fechadas em todo o país, algumas pelo quinto dia consecutivo.

O gelo e o frio continuavam provocando todo tipo de problemas nos transportes. Apesar de os aeroportos estarem abertos, as companhias British Airways e EasyJet voltaram a cancelar dezenas de voos em Heathrow e Gatwick, os dois mais importantes de Londres, onde eram registrados atrasos.

Na rede ferroviária, foram registrados também importantes atrasos devido a avarias de trens e bloqueios pela neve.

Metade das ligações Paris-Londres pelo Eurostar que cruza o túnel sob o Canal da Mancha foi cancelada.

E nas estradas se multiplicaram os acidentes pela falta de sal para derreter o gelo e a neve.

A ministra do Meio Ambiente, Hilary Benn, indicou à rede BBC que, por causa da escassez de sal em algumas regiões, possivelmente será preciso tomar decisões difíceis sobre a estradas para tratar o problema de forma prioritária.

O frio também aumentou os temores sobre o fornecimento de gás, principalmente depois que a operadora da rede energética britânica, a National Grid, pediu que as grandes companhias suspendam o consumo para evitar uma crise.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES