Fundador do WikiLeaks se disfarçou de mulher para fugir da CIA

Nova biografia diz que Julian Assange se vestiu de idosa durante mais de duas horas

Julian Assange | Reprodução R7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fundador do site WikiLeaks, o australiano Julian Assange, se disfarçou de mulher para escapar de agentes da CIA - o serviço de inteligência dos Estados Unidos - que supostamente o seguiam, informa uma nova biografia que teve trechos publicados pelo jornal britânico The Guardian nesta segunda-feira (31).

O livro, escrito por dois repórteres do jornal londrino, David Leigh e Luke Harding, tem como título WikiLeaks: Inside Julian Assange"s War on Secrecy (WikiLeaks: Dentro da Guerra de Julian Assange contra o Sigilo) e afirma que Assange só conheceu o pai biológico depois dos 20 anos.

O fundador do WikiLeaks é objeto de uma investigação criminal sobre o vazamento de 250 mil documentos e telegramas diplomáticos dos Estados Unidos. De acordo com o livro, Assange estava na Inglaterra quando ficou sabendo que agentes da CIA o seguiam, apesar da ausência de provas.

- Podem imaginar o ridículo que era se disfarçar de mulher. Ele se disfarçou de idosa por mais de duas horas.

Outros trechos da biografia falam sobre a infância de Assange, que aguarda em liberdade a decisão judicial sobre sua possível extradição do Reino Unido para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais.

- O pai biológico de Julian, John Shipton, estava ausente a maior parte do tempo. Aos 17 anos, a mãe de Assange se apaixonou por Shipton, um jovem que conheceu em uma manifestação contra a guerra do Vietnã em 1970. O relacionamento acabou e [o pai biológico] não teve nenhum papel em sua vida durante vários anos. Não tiveram contato até que Julian completou 25 anos.

De acordo com a publicação, quando os dois se encontraram, Julian descobriu que herdara o temperamento do pai. Um amigo diz que Shipton era "como um espelho que refletia a imagem de Julian".

O primeiro problema de Julian Assange com a Justiça aconteceu em 1994 por pirataria virtual, segundo a biografia.

Detido em 7 de dezembro de 2010 em Londres por uma ordem de prisão emitida pela Suécia, Assange foi colocado em liberdade após pagamento de fiança, nove dias depois. A Justiça sueca processa o australiano por suposta violência sexual contra duas mulheres.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES