Governo da Colômbia dá garantias para que as Farc libertem reféns

Ex-senadora Piedad Córdoba é autorizada a participar do processo

Avalie a matéria:
A senadora Piedad Córdoba em foto | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo da Colômbia anunciou nesta quinta-feira (9) que vai dar todas as garantias de segurança para que a guerrilha das Farc libertem cinco reféns "o mais rápido possível". A ex-senadora Piedad Córdoba foi autorizada a intermediar o processo de libertação.

No comunicado de quatro pontos, o governo do presidente Juan Mamuel Santos disse que "está disposto a garantir todas as condições de segurança requeridas para a mencionada libertação o mais rápido possível". O governo também voltou a pedir a libertação imediata de todos os demais reféns.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia haviam anunciado na véspera a intenção de soltar unilateralmente os cinco reféns, em um "gesto de boa vontade". Os libertados incluiriam três militares e dois políticos locais.

Em comunicado publicado no site Anncol, a guerrilha disse que a libertação seria um desagravo a Córdoba, ex-negociadora com a guerrilha, que perdeu seu mandato de senadora acusada pela Procuradoria Geral de vínculos escusos com as Farc.

As Farc informaram que os reféns serão libertados "como um gesto de humanidade e de desculpas à senadora da paz".

Os prisioneiros são o policial Guillermo Solórzano, o cabo do Exército Salín Sanmiguel, e o marinheiro Henry López Martínez, e os presidentes das câmares municiais de San José del Guaviare, Marcos Vaquero, e de Garzón Huila, Armando Acuña.

"A decisão está tomada, e a data dependerá das garantias que serão dadas pelo governo para que a senadora Córdoba possa receber aqueles que serão libertados", diz o comunicado.

Córdoba foi destituída e perdeu seus direitos políticos por 18 anos acusada de relações e favorecimento às Farc, maior grupo rebelde da Colômbia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES