Governo planeja resgatar 900 brasileiros que estão em Israel nesta semana

Até o momento, o governo tem conhecimento de que mais de 1700 brasileiros solicitaram assistência para retornar de Israel.

Avião da Força Aérea Brasileira | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comandante da Força Aérea do Brasil (FAB), Marcelo Damasceno, anunciou nesta segunda-feira (9) que o governo está planejando a repatriação de 900 brasileiros em Israel nos próximos dias, a partir de terça-feira (10) até sábado (14). Essa iniciativa surge em meio ao conflito entre Israel e o grupo islâmico extremista armado Hamas, desencadeado por ataques ao território israelense no fim de semana.

Os voos de repatriação estão programados para partir sempre às 18h, horário de Tel Aviv, e a operação foi nomeada como "Voltando em Paz", de acordo com o Comandante da FAB. Esta operação de repatriação, segundo a Aeronáutica, será a maior já realizada para trazer brasileiros de volta ao país.

Até o momento, o governo tem conhecimento de que mais de 1700 brasileiros solicitaram assistência para retornar do Israel. A partir do domingo (15), o governo planeja iniciar uma nova logística para buscar aqueles que ainda não tiverem retornado nos primeiros voos.

Um avião da FAB já se encontra em Roma, na Itália, e está previsto para chegar a Tel Aviv nesta terça-feira. Uma segunda aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) já deixou a Base Aérea de Brasília com destino a Israel. Trata-se do segundo dos seis aviões que o Governo brasileiro disponibiliza para trazer os cidadãos brasileiros que tentam deixar a Palestina ou Israel em razão do conflito. O KC-30 decolou às 16h20 rumo à cidade de Roma, na Itália. De lá, ele seguirá para Tel Aviv, em Israel.

O primeiro avião é um Airbus A330-200 convertido em um KC-30 e tem capacidade para trazer 230 passageiros. Ele saiu do Brasil na tarde do domingo (8) e já está na capital italiana e deve decolar para Tel Aviv até esta terça-feira (10).  Segundo o Itamaraty, cerca de 30 brasileiros vivem na Faixa de Gaza e outros 60 em Ascalão. Já em Israel, a embaixada elvantou informações de 1 mil brasileiros hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém interessados em voltar ao Brasil.

As Forças Armadas já efetivaram quatro operações de repatriação, na Turquia, na Ucrânia, na China e na Bolívia, com cinco aeronaves e 30 viaturas, trazendo cerca de 6.600 pessoas. 

Segundo o governo, o primeiro voo, com 210 passageiros, está previsto para pousar em Brasília, na madrugada de quarta (11). O segundo voo, com 210 passageiros, com pouso no Rio de Janeiro, na noite de quinta (12), o terceiro voo, com 60 pessoas, com escala em Recife e tem destino final em Guarulhos, na manhã de sexta (13); o quarto voo, com 210 pessoas, com pouso no Rio de Janeiro, na noite de sexta (13) e o quintovoo, com 210 pessoas, com pouso no Rio de Janeiro, no sábado (14). Há estimativa de que pelo menos 100 pessoas são mantidas refém por radicais de grupos extremistas palestinos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES