Guatemala declara calamidade pública

Uma pessoa morreu e três crianças estão desaparecidas desde a erupção do Pacaya

Pessoa fala ao telefone após escapar do vulcão. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo da Guatemala declarou estado de calamidade pública na região central do país, após a erupção do vulcão Pacaya, 50 km ao sul da Cidade da Guatemala, nesta quinta-feira (27).

De acordo com as autoridades locais, o objetivo da medida é facilitar o trabalho dos bombeiros e dos membros da defesa civil que tentam retirar a população das áreas de risco.

A erupção do Pacaya, que aconteceu por volta das 19h locais desta quinta-feira (22h em Brasília), lançou rochas, areia e cinzas a até 100 km de distância. Cerca de 2.000 pessoas já foram retiradas das comunidades vizinhas ao monte.

O governo da Guatemala também confirmou que três crianças com idades de sete a dez anos estão desaparecidas desde a explosão do monte. De acordo com a rede de televisão CNN e a agência Reuters, um jornalista local morreu.

Víctor Bolaños, diretor do canal de notícias Noti7, disse que o repórter Aníbal Archila, de 32 anos, foi surpreendido pela erupção junto ao câmera Byron Secaida e outros repórteres da imprensa local, perto do Pacaya.

De acordo com Secaida, o jornalista foi atingido por uma rocha no momento da explosão.

- Uma rocha caiu em suas costas. Eu saí correndo para buscar ajuda, mas não o encontramos.

Os corpos de socorro iniciaram as buscas pelo jornalista, mas a persistente chuva, a escuridão e as cinzas vulcânicas atrapalham os trabalhos de resgate. Até o momento, as autoridades não divulgaram informações oficiais sobre vítimas ou danos provocados pela erupção, mas a CNN mostrou imagens de equipes recuperando o corpo do jornalista local.

As autoridades anunciaram o fechamento do aeroporto internacional La Aurora, na capital, e a suspensão das aulas nos centros educativos públicos e privados.

O Pacaya, que tem sua cratera 2.522 m acima do nível do mar, registrou um total de 14 erupções desde 1961.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES