Guatemala declara emergência por conta da tempestade

Agatha é a primeira tormenta da temporada no Atlântico Norte.

Avalie a matéria:
Guatemala | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Guatemala declarou estado de emergência neste sábado (29) por conta das fortes chuvas provocadas pela tempestade tropical Agatha. Ela é a primeira tormenta tropical da temporada, e pode chegar a terra na madrugada deste domingo (30).

Com a erupção do vulcão Pacaya na sexta-feira (28), o número de mortos chega a 14 no país. Cerca de 11 pessoas estão desaparecidas. A Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred) informou que o total de vítimas pelas chuvas chegou a 12, incluindo quatro crianças que morreram na tarde deste sábado (29) depois que um deslizamento de terra que atingiu sua casa, em San José Pinula, 17 km a leste da capital guatemalteca.

O presidente da Guatemala, Alvaro Colom, confirmou, no entanto, apenas quatro mortos pela tormenta. "Isto é grave. Espero não estar exagerando. Estamos ampliando o estado de calamidade a todo o país".

Agatha é a primeira tempestade batizada na temporada de 2010. Ela se formou neste sábado (29) em águas do Oceano Pacífico e avança rumo à Guatemala, mas os alertas se estenderam ao sul do México e a El Salvador, onde três mortes foram registradas.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou que a tempestade se localiza 260 km a sudoeste do porto de San José de Guatemala, com ventos de 65 km/h. Segundo o relatório, poderá se fortalecer nas próximas horas e chegar a terra no domingo (30).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES