Homem é inocentado após 47 anos preso por estupro que não cometeu

Leonard Mack foi acusado de ter estuprado uma adolescente que estava indo para a escola com uma amiga.

Leonard Mack é inocente | Elijah Craig II/Innocence Project
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um americano, de 72 anos, foi inocentado quase cinco décadas depois, graças a um exame de DNA. Isso porque, o homem, identificado como Leonard Mack, foi preso por sete anos acusado por um estupro, que agora foi dado como inocente, segundo informou autoridades dos Estados Unidos nesta terça-feira (5).

Leonard Mack foi preso em 1975, em Greenburgh, estado de Nova York. Ele foi acusado de ter estuprado uma adolescente que estava indo para a escola com uma amiga. Na época, a polícia buscava por um suspeito negro, e a culpa caiu por cima de Leonard.

Após uma campanha da organização Innocence Project, exames de DNA que não estavam disponíveis na época dos fatos "descartaram de forma conclusiva o senhor Mack como perpetrador e identificaram um agressor sexual condenado, que agora confessou o estupro", informou o gabinete do promotor do condado de Westchester.

Leonard Mack | FOTO: Reprodução

"É a condenação errônea mais longa da história dos Estados Unidos conhecida pela Innocence Project a ser revogada por um exame de DNA", informou o gabinete do promotor distrital, que ressaltou "a força inabalável de Mack, que lutou por quase 50 anos para limpar seu nome".

Segundo o Registo Nacional de Exonerações, 575 pessoas condenadas foram absolvidas com base em novos exames de DNA desde 1989, das quais 35 aguardavam a execução. 13,6% da população norte-americana, mais de metade das 3.300 pessoas cujas sentenças foram revogadas entre 1989 e 2022, eram negras.

"Finalmente estou livre", reagiu Leonard Mack, agora inocentado, em uma breve declaração aberta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES