Homem é preso por querer detonar uma bomba em Nova York

De acordo com documentos da corte, o suspeito é José Pimentel, 27 anos, de origem dominicana, e foi preso no sábado (19).

Michael Bloomberg, mostrou em um vídeo a força da explosão da bomba constrída por José Pimentel. | Reprodução/Globo News
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um homem foi preso por ser suspeito de construir e planejar a detonação de uma bomba em Nova York, afirmou na noite deste domingo (20) o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.

Além de Bloomberg, o anúncio da prisão foi feito por Cyrus R. Vance Jr., promotor de Manhattan, e pelo chefe do Departamento de Polícia de Nova York, Raymond W. Kelly, em entrevista coletiva concedida na prefeitura.

De acordo com documentos da corte, o suspeito é José Pimentel, 27 anos, de origem dominicana, e foi preso no sábado (19). Segundo as autoridades, o homem se converteu ao Islã, mas era um "lobo solitário", ou seja, embora fosse simpatizante da al-Qaeda ele agia sozinho e não era ligado a nenhuma célula de terrorismo.

O promotor de Manhattan, Cyrus Vance, apresentou formalmente duas acusações contra Pimentel: conspiração para fabricar uma bomba com fins terroristas e posse de armas para cometer atentado.

O comissário de polícia Raymond Kelly disse que Pimentel seguia o clérigo radical Anwar al-Awlaqi, morto em um ataque dos Estados Unidos este ano. "Ele falou em mudar seu nome para Osama Hussein, para homenagear seus heróis, Osama bin Laden e Saddam Hussein," disse Kelly. Durante a entrevista, o prefeito mostrou a força da bomba construída por Pimentel ao exibir imagens do artefato sendo detonado pela polícia americana em um carro.

Pimentel teria aprendido a construir uma bomba caseira pela revista online da al-Qaeda, a "Inspire", e planejava ter como alvo dos ataques agências dos correios, militares americanos que retornaram de outros países, além de postos e escritórios da polícia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES