Hugo Chávez voltará para Venezuela em seis meses, afirma vice

“Estamos absolutamente seguros, para desagrado da oposição, que o presidente estará aqui antes de 180 dias”, disse Elías Jaua.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez. | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, estimou que o presidente Hugo Chávez, que revelou anteontem em uma mensagem na TV que sofre de câncer, pode seguir governando o país a partir de Havana (Cuba), onde recebe tratamento médico, por até seis meses.

Jaua, em entrevista à Rádio W, da Colômbia, descartou a possibilidade de assumir temporariamente o poder, como tem cobrado a oposição e constitucionalistas que alegam que o país deve evitar instabilidade política e ingovernabilidade.

"Estamos absolutamente seguros, para desagrado da oposição, que o presidente estará aqui antes de 180 dias", disse, sem dizer quando retornará.

Ontem, Chávez participou, por telefone, de programa na TV cubana, com transmissão simultânea pelas emissoras estatais venezuelanas, e afirmou que a superação da doença o fortalecerá.

"Estamos muito otimistas", disse o presidente de 56 anos, com voz firme, na primeira declaração desde que revelou ter câncer. Chávez agradeceu pelas mensagens de apoio e contou que havia conversado com os presidente Rafael Correa (Equador), Evo Morales (Bolívia) e Cristina Kirchner (Argentina).

Ele também narrou os exames e cirurgias a que se submeteu. "Se não é por Fidel [Castro], sabe Deus em que labirinto eu estaria", afirmou, referindo-se ao ex-ditador de Cuba, a quem chamou de "médico superior".

Ele disse estar "assimilando" o "erro fundamental" de ter negligenciado sua saúde. O conceito ele disse ter retirado de "Assim Falou Zaratustra", do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, que está lendo durante a recuperação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES