Índia: reforma no Conselho de Segurança é urgente

A Índia assumiu em janeiro um dos assentos não-permanentes do Conselho na ONU.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Índia considera que é urgente reformar o Conselho de Segurança da ONU, no qual o país aspira conseguir um assento permanente, disse nesta terça-feira o ministro de Assuntos Exteriores indiano, S. M. Krishna.

"A carta da ONU de 1945 ainda é vinculativa no século 21 e isso precisa ser analisado. Nos últimos 60 anos, muitos países alcançaram a independência, esse novo cenário deve ser refletido", defendeu o ministro, citado pela agência indiana "Ians".

"O anelo de reformas é talvez muito urgente e muito premente, e as nações que fazem parte (da ONU) estão inclinadas em direção a isso", acrescentou o responsável da diplomacia indiana diante de uma delegação de jornalistas de países da Europa oriental.

Krishna justificou a demanda de um assento permanente para a Índia por uma questão de representatividade, porque o país tem mais de 1 bilhão de habitantes, e lamentou o fato de o continente africano não ter membros permanentes no Conselho de Segurança.

A Índia assumiu em janeiro um dos assentos não-permanentes do Conselho, por um período de dois anos, e com o aval, lembrou o ministro, de ter recebido 187 votos favoráveis - de um total de 190 estados.

"A Índia será objetiva, responsável e seus esforços serão fortalecer a paz, o desenvolvimento e a estabilidade globalmente", disse Krishna sobre o mandato de dois anos de seu país no Conselho.

O Conselho de Segurança conta atualmente com dez membros não-permanentes e outros cinco - Estados Unidos, Rússia, Reino Unido França e China - o são.

Os quatro primeiros apoiaram em público a demanda indiana de unir-se ao clube, enquanto a China, rival tradicional da Índia, se limitou a manter que "entende e apoia" a aspiração do país em ter um papel maior no organismo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES