Por falta de privada, indiana deixa o marido e ganha prêmio de ONG

O problema é mais grave nas áreas rurais, afetando principalmente as mulheres

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após sair de casa, uma indiana recém-casada venceu sua batalha para ter uma privada instalada na casa de seu marido, chegando a ganhar uma recompensa de uma ONG pela iniciativa.

Anita Narre, que mora no estado de Madhya Pradesh, deixou a casa de seu marido, Shivram, apenas dois dias depois de casar, em maio do ano passado, devido à ausência de um vaso sanitário na residência.

Ela voltou para casa depois de oito dias, quando Shivram, que vive de trabalhos temporários, construiu uma privada usado suas economias e contando com a ajuda de vizinhos.

A organização não-governamental (ONG) Sulabh International anunciou uma recompensa de US$ 10 mil a Anita por sua decisão "corajosa" de forçar o marido a instalar um vaso sanitário.

Mais de 500 milhões de indianos ainda não têm acesso a saneamento básico. O problema é mais grave nas áreas rurais, afetando principalmente as mulheres.

Shivram disse que não possuía uma privada em casa devido à falta de dinheiro.

Ele admite que sua mulher voltou para casa somente depois que ele construiu o vaso, usando suas economias e "com alguma ajuda do conselho do vilarejo".

"Não é bom para as mulheres sair à rua para defecar. É por isso que toda casa deve ter uma privada", disse Anita à BBC.

Alguns estados indianos, como Chhattisgarh, promulgaram leis que obrigam os detentores de cargos eletivos a construir vasos sanitários em suas casas até um ano depois de ser eleitos. Aqueles que não cumprirem as normas correm o risco de ser afastados.

As leis fazem parte de uma campanha de "saneamento para todos" implementada pelo governo indiano, que visa erradicar a prática de defecação ao ar livre, comum nas áreas rurais e urbanas pobres do país.

Verbas especiais foram disponibilizadas para que os cidadãos construam vasos sanitários, promovendo a higiene e diminuindo a prática de coletar fezes, algo realizado principalmente pelos integrantes das castas consideradas inferiores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES