Irã liberta turista dos EUA presa por espionagem

Autoridades disseram que ela seria libertada sob fiança de US$ 500 mil.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As autoridades iranianas libertaram nesta terça-feira (14) a turista norte-americana Sarah Shourd, que havia sido presa em julho de 2009 com dois companheiros, acusados de espionagem.

A informação foi divulgada pelo canal de TV iraniano Press TV e pela rede americana NBC, e confirmada por Masoud Shafie, advogada da americana.

Ela deve seguir para a Embaixada da Suíça em Teerã, segundo ele.

Como Irã e Estados Unidos não mantêm relações diplomáticas, a Suíça representa os interesses de Washington em Teerã.

Autoridades afirmaram na semana passada que Sarah Shourd seria libertada no sábado, mas a Justiça iraniana suspendeu a liberação no último momento, dizendo que o processo legal não havia sido completado.

O promotor de Teerã, Abbas Jafari Dolatabadi, disse que Shourd seria autorizada a deixar o Irã depois que a fiança de 500 mil dólares for paga. Não há confirmação se houve o pagamento.

Os americanos Shane Bauer, Sarah Shourd e Josh Fattal em fotos de 20 de maio.Os americanos Shane Bauer, Sarah Shourd e Josh Fattal em fotos de 20 de maio. (Foto: AFP Photo)

Shourd e os também norte-americanos Shane Bauer e Josh Fattal foram presos perto da fronteira do Irã com o Iraque em julho de 2009.

O Irã alega ter evidências de que eles têm ligação com os serviços de inteligência estrangeiros. A família dos norte-americanos diz que eles estavam apenas em num passeio pelas montanhas no norte do Iraque quando foram presos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES