Irã promete 'resposta dura' após ataque de Israel a embaixada na Síria; 8 mortos

O ataque foi atribuído a Israel, que é acusado pelo Irã de tentar atingir o comandante da Guarda Revolucionária do Irã.

Local de prédio destruído em Damasco, na Síria | Omar Sanadiki/AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O embaixador iraniano em Damasco, Hossein Akbari, afirmou, nesta segunda-feira (1º), que "a resposta de Teerã será dura" ao ataque de Israel contra a embaixada do Irã na Síria, que resultou na morte de oito pessoas, entre eles o alto comandante dos Pasdaran (Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica),  Mohammad Reza Zahed. 

RESPOSTA SÉRIA - O ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, também se manifestou após o ataque e cobrou atitude da comunidade internacional. Amir-Abdollahian, em uma ligação com seu homólogo sírio, Faisal Mekdad, "acusou o regime sionista das consequências dessa ação e destacou a necessidade de uma resposta séria por parte da comunidade internacional a essas ações criminosas", segundo a Agência Ansa.

Ele também afirmou que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu "perdeu completamente seu equilíbrio mental devido aos sucessivos fracassos do regime israelense em Gaza e à incapacidade de alcançar os ambiciosos objetivos dos sionistas".

O ATAQUE - Hossein Akbari, o embaixador do Irã na Síria, afirmou que o consulado iraniano em Damasco, capital da Síria, foi atingido por seis mísseis disparados de caças F-35, nesta segunda-feira (1º). O governo iraniano responsabilizou Israel pelas consequências do ataque ao consulado na capital da Síria, disse o ministro de Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, segundo a mídia estatal iraniana. A afirmação foi dada em um telefonema entre Hossein e o ministro de Relações Exteriores da Síria.

O número exato de vítimas do ataque não foi confirmado pelo embaixador iraniano em Damasco, Hossein Akbari. "Após a remoção dos escombros do prédio destruído pelo ataque, o número exato de vítimas será divulgado", afirmou o embaixador, em reportagem da Agência Ansa. Segundo a mídia estatal do Irã, o governo do país considera que o alvo era Reza Zahedi, o comandante da Guarda Revolucionária do Irã.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES