Israel diz preparar ofensiva por terra, mar e ar na faixa de Gaza

Em comunicado, Ministério da Defesa afirma que incursão fará parte de uma 'extensa operação'

Israel diz preparar ofensiva por terra, mar e ar | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As forças militares de Israel anunciaram no sábado (14) que estão se preparando para uma ofensiva terrestre na Faixa de Gaza. Em um comunicado, o Exército de Israel declarou que essa ofensiva será uma parte integral de uma "ampla operação", que incluirá incursões aéreas e marítimas.

Analistas afirmam que a incursão terrestre será um dos momentos cruciais no conflito entre Israel e o Hamas.

Até o momento, as forças de Israel têm realizado ataques a Gaza por meio de bombardeios, uma opção frequentemente favorecida pelo primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, visando minimizar o custo humano e político.

A Organização das Nações Unidas (ONU) já afirmou que uma invasão por terra terá "consequências humanitárias catastróficas", dada a alta densidade demográfica de Gaza. Mas, neste sábado, o próprio Netanyahu indicou que deveria mudar a tática. Em visita a uma base de militares israelenses perto da fronteira da Faixa de Gaza, o premiê disse a soldados: "A próxima fase está chegando. Vocês estão prontos?"

O canal de televisão israelense Channel 12 reportou que a incursão terá início no fim da noite, no horário local (fim da tarde pelo horário de Brasília).

Em um comunicado que anunciou a nova ofensiva, o governo de Israel declarou que a substancial adesão de reservistas às Forças Armadas nos últimos dias também teve influência na decisão de realizar um ataque por terra. De acordo com o Ministério da Defesa, mais de 300 mil israelenses, tanto residentes quanto cidadãos no exterior, responderam à convocação.

"As forças israelenses, apoiadas por um extenso esforço logístico e pela mobilização de reserva de centenas de milhares de militares, estão se preparando para implementar uma ampla gama de planos operacionais ofensivos que incluem, entre outras coisas, um ataque integrado e coordenado por ar, por terra e pelo mar".

O comunicado de Israel chega também poucas horas depois de o prazo dado pelo Exército do país para que moradores do norte da Faixa de Gaza deixassem a região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES