Israel enviará dinheiro a Gaza para previdência social

Fundos serão transferidos a Gaza, governada pelo movimento islâmico Hamas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Israel aprovou o envio à Faixa de Gaza de cerca de 23 milhões de shekels (US$ 6,2 milhões) anuais para pagar a seguridade social e pensões de mil palestinos que trabalharam no país, confirmou hoje o Ministério da Defesa israelense.

Apesar de ser um direito dos ex-funcionários em Israel, este pagamento era feito com dificuldade em Gaza, desde que os bancos israelenses cortaram suas relações com as entidades do território palestino, quando Israel o declarou "território inimigo", em outubro de 2007.

Os fundos serão transferidos a Gaza, governada pelo movimento islâmico Hamas, através de bancos situados na Autoridade Nacional Palestina (ANP), que se encarregarão de "garantir que não acabe nas mãos do Hamas", disse à Agência Efe o porta-voz da Defesa israelense, Shlomo Dror.

A medida beneficiará mil ex-trabalhadores no Estado judeu que atualmente vivem em Gaza, muitos dos quais perderam o emprego no início da Primeira Intifada, em 1987.

O texto final da proposta foi entregue ontem à noite à ANP, que começará agora a preparar o mecanismo de transferência dos fundos, afirma hoje o jornal "Ha"aretz", editado em Tel Aviv.

O novo mecanismo foi elaborado por autoridades militares israelenses, em cooperação com representantes do Ministério da Justiça, das autoridades de luta contra a lavagem de dinheiro e contra o financiamento do terrorismo, do Tesouro Público, do Instituto de Seguridade Social e do banco central, acrescenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES