Itália condena Presidente da Pirelli no caso Brasil Telecom

Um tribunal de Milão condenou o presidente do conselho da fabricante italiana de pneus Pirelli, Marco Tronchetti Provera, a 20 meses de prisão.

Marco Tronchetti Provera,presidente da Pirelli | UOL
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um tribunal de Milão condenou o presidente do conselho da fabricante italiana de pneus Pirelli, Marco Tronchetti Provera, a uma pena de 20 meses de prisão nesta quarta-feira (17), em caso envolvendo o uso de dados da Telecom Italia (TIM) para espionar a elite da Itália.

A prisão do executivo italiano tem a ver com um processo aberto na época do escândalo de venda de informações privilegiadas na briga pelo controle da Brasil Telecom, disputa que envolveu também o banqueiro Daniel Dantas, do banco Opportunity, segundo o Ministério Público Federal.

Tronchetti foi acusado de receber, em 2004, informações sobre as atividades do banco de investimentos brasileiro, rival na disputa pelo controle da empresa de telefonia.

O executivo italiano sempre negou irregularidades, afirmando que entregou as informações sigilosas para as autoridades, após tê-la recebido de forma anônima.

Com o escândalo, a Telecom Italia desistiu de tentar assumir o controle da Brasil Telecom Participações.

Executivo irá recorrer da sentença

Um dos empresários mais importantes do país, Tronchetti Provera comandou a Telecom Italia entre 2001 e 2006. Ele também foi condenado a pagar 900.000 euros (US$ 1,18 milhão) à empresa de telecomunicações.

Um advogado de Tronchetti Provera, que nega qualquer irregularidade, disse que vai recorrer da sentença. A decisão não terá efeito até que o processo de apelação seja esgotado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES