Japão permanece como a 2ª maior economia do mundo

País revisa o crescimento do PIB entre jullho e setembro para 4,5% em relação a 2009

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Japão revisou o crescimento do seu PIB (Produto Interno Bruto) entre julho e setembro de 3,9% para 4,5%, com relação ao mesmo período do ano passado, informou o governo japonês nesta quinta-feira (9).

Segundo a agência "Kyodo", o governo do país asiático indicou que a revisão para cima do PIB japonês o deixa acima do chinês nos nove primeiros meses do ano, com o que a economia japonesa segue sendo a segunda maior do mundo, posição que ocupa há 40 anos.

Se comparada ao trimestre anterior, a economia japonesa cresceu 1,1% no período entre julho e setembro, contra os 0,9% anunciados pelo governo em seu relatório preliminar de 15 de novembro.

Segundo o governo japonês, o crescimento da economia japonesa foi alimentado pelo aumento das despesas das empresas e pela venda de bens de consumo duráveis.

Desta forma, o investimento privado não residencial foi revisado de 0,8% para 1,3%, enquanto o consumo privado subiu um décimo, a 1,2%.

Para o ano fiscal que será concluído em março de 2011, o Banco do Japão (BOJ, banco central japonês) prevê que o PIB do país registre crescimento de 2,1%, enquanto os analistas acreditam que no último trimestre de 2010 a economia crescerá poucos décimos, inclusive com a possibilidade de sofrer contração (quando há diminuição no resultado em relação ao período anterior).

Embora o Japão esteja se recuperando, o problema que mais ameaça a sua economia é a deflação (quando há uma queda geral no nível de preços e não somente isolado) , que já leva 20 meses consecutivos ameaçando o crescimento, além do fortalecimento do iene frente ao dólar, que afeta principalmente os exportadores japoneses.

O Banco do Japão, que mantém uma política de taxas de juros próximas a zero desde o fim de 2008, espera que a inflação se restabeleça na economia japonesa em 2011.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES