Japão planeja realizar sua primeira aterrissagem na lua em 2018

O objetivo da missão é analisar a resistência de determinados materiais sobre a superfície lunar para avaliar se podem ser utilizados em futuras missões tripuladas.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) planeja realizar sua primeira aterrissagem na Lua em 2018, por meio de um dispositivo não-tripulado, informou nesta segunda-feira (20) o jornal Japan Times.

O objetivo da missão é analisar a resistência de determinados materiais sobre a superfície lunar para avaliar se podem ser utilizados em futuras missões tripuladas.

A JAXA também poderá testar um sistema de aterrissagem que teria uma margem de erro de apenas algumas centenas de metros.

Segundo fontes revelaram para a agência de notícia "Kyodo", a JAXA apresentará em breve o projeto para o governo japonês com o objetivo de receber financiamento para a missão a partir do próximo exercício ano fiscal, que começa em abril de 2016.

O JAXA empregaria na missão o Smart Lander for Investigating Moon (SLIM), uma sonda experimental. A última missão lunar da agência foi lançada em 2007, com a sonda Selene, que orbitou ao redor do satélite durante cerca de um ano e meio.

O SLIM seria enviado ao espaço com o foguete Epsilon, que o Japão já lançou com sucesso em setembro de 2013 para pôr em órbita o primeiro telescópio espacial de observação planetária remota.

Em 2013, a sonda chinesa Chang'e 3 realizou a primeira aterrisagem na Lua em quase 40 anos, tornando o país asiático o terceiro a alcançar o feito depois Estados Unidos (único que enviou com sucesso missões tripuladas) e a antiga União Soviética.

A China prevê que outra de suas sondas aterrisse no satélite em 2017, e retorne depois com mostras da superfície lunar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES