Japão registra recorde de casos de Covid-19 na véspera das Paralimpíadas

A competição começa nesta terça-feira (24), vai até 5 de setembro e, assim como nos Jogos Olímpicos, não terá a presença de público devido ao estado de emergência causado pela pandemia.

Japoneses se reúnem perto do Estádio Nacional de Tóquio para assistir a treino da Força Aérea japonesa, em 22 de agosto de 2021 | Ryosuke Uematsu/Kyodo News via AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Japão, país sede dos Jogos Paralímpicos, registrou o 12º dia consecutivo de recorde na média de novos casos de Covid-19 nesta segunda-feira (23), na véspera de iniciar a competição. O país registrou uma média de 22,4 mil novos infectados por dia na última semana, com um recorde diário de mais de 25 mil casos na sexta-feira (20), causados pela variante delta

"A transmissibilidade forte da variante delta não é comparável às anteriores", afirmou o ministro da Saúde japonês, Norihisa Tamura, ao lado da governadora de Tóquio, Yuriko Koike. "Gostaríamos de ter mais apoio da comunidade médica para obter leitos hospitalares para pacientes de Covid-19".

Nesta segunda (23), os governos do Japão e de Tóquio apelaram aos hospitais da capital para que aceitem mais pacientes de Covid-19, pois menos de um em cada 10 infectados está hospitalizado. É a primeira vez que o governo japonês emitiu tal apelo com base na lei de controle de doenças infecciosas.

A competição começa nesta terça-feira (24), vai até 5 de setembro e, assim como nos Jogos Olímpicos, não terá a presença de público devido ao estado de emergência causado pela pandemia.

Japoneses se reúnem perto do Estádio Nacional de Tóquio para assistir a treino da Força Aérea japonesa antes dos Jogos Paralímpicos | foto:Ryosuke Uematsu/Kyodo News via AP

Mortes por Covid

Apesar da forte alta no número de novos infectados, as mortes não têm aumentado na mesma proporção. O país registrou uma média de 32 novos óbitos por dia na última semana, ainda muito abaixo do recorde de 113 vítimas registrado no fim de maio (e uma situação muito melhor do que à da grande maioria dos países). 

Além disso, o Japão tem aplicado uma média superior a 1 milhão de vacinas por dia desde 29 de julho, e atualmente 52% da população já recebeu ao menos uma dose e 41% está completamente imunizada.

O Japão é a 11ª nação mais populosa do mundo, com cerca de 126 milhões de habitantes, e registrou até o momento 1,31 milhão de infectados e 15,6 mil mortes por Covid-19.

Com informações do G1 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES