Japão terá racionamento de energia elétrica até abril

O plano foi aprovado pelo premiê Naoto Kan, que afirmou que o país enfrenta a pior crise desde a Segunda Guerra Mundial.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Tokyo Electric Power Co (TEPCO) anunciou neste domingo (13) que vai iniciar na segunda um racionamento de energia elétrica em consequência dos danos causados pelo terremoto de sexta, segundo a agência Kyodo. Os cortes programados devem durar até o fim de abril.

O plano foi aprovado pelo premiê Naoto Kan, que afirmou que o país enfrenta a pior crise desde a Segunda Guerra Mundial.

As províncias de Tóquio, Chiba, Gunma, Ibaraki, Kanagawa, Tochigi, Saitama, Yamanashi e parte de Shizuoka serão afetadas, segundo a companhia.

Mas A região central da cidade de Tóquio, capital do país, deve ser poupada, segundo a empresa.

O ministro da Indústria, Banri Kaieda, disse que as regiões leste e nordeste do país devem se preparar para enfrentar uma situação "anormal" de falta de energia.

Tetsuhiro Hosono, chefe da Agência de Recursos Nacionais e Energia, disse mais cedo que a situação pode durar "muitas semanas". Ele pediu que as grandes empresas economizem energia.

Ele afirmou que o governo e as fornecedoras vão tentar diminuir o impacto do racionamento na vida das pessoas.

As autoridades japonesas informaram que a Bolsa de Tóquio e os demais mercados financeiros vão abrir normalmente na segunda e prometeram ficar atentas para possíveis tentativas de especulação.

Pior da história do país

O tremor foi o 7º pior já registrado na história do planeta, segundo o Serviço Geológico dos EUA, agência americana que monitora terremotos, e também o pior já registrado no Japão.

Houve um alerta de tsunami para diversos países da costa do Oceano Pacífico na sexta, mas a chegada das ondas a estes locais causou apenas danos menores, e o alerta foi cancelado. Milhares de moradores foram retirados por precaução.

Ele foi seguido de mais de duas centenas de réplicas superiores a 5, várias delas sentidas pela população.

O país segue em alerta de novas réplicas, e pode ter um terremoto de magnitude superior a 7 nos próximos dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES