Javier Milei anuncia restrições contra protestos nas ruas na Argentina

Governo do presidente da Argentina, Javier Milei, restringirá protestos, além de processar manifestantes e organizações que ocuparem as ruas

Milei anuncia restrições contra protestos nas ruas na Argentina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo de Javier Milei anunciou medidas para restringir protestos nas ruas, após movimentos sindicais argentinos começaram a ser organizar contras as novas políticas de ajuste fiscal. Em pronunciamento na tarde desta quinta-feira (14/12), a ministra de Segurança Pública, Patricia Bullrich, disse que, “se não há ordem, não há liberdade e, se não há liberdade, não há progresso”.

A ministra também advertiu que quem bloquear as vias públicas será processado. Antes mesmo dos anúncios, lideranças populares e organizações sindicais criticaram as medidas. Além disso, Bullrich destacou que bloqueios são uma prática comum na Argentina, e que uso de vias secundárias para desviar o trânsito em uma via principal interditada não serão mais usadas.

“Se bloqueiam a via principal, a via princial será liberada. Vamos atuar até que seja totalmente liberado o espaço de circulação”, declarou a ministra.

Bullrich afirmou que todos os envolvidos nos protestos, ou “piquetes”, como são chamados em espanhol, serão identificados e processados. Organizadores dos atos, partidos políticos e organizações sindicais também serão punidos, com o pagamento dos custos relativos a estragos e ao uso das forças de segurança. Veículos usados em protestos, como carros e ônibus, caso não estejam com os documentos em dia, poderão ser apreendidos.

“Será usada a força proporcional à resistência. O país precisa viver em paz e ordem”, alegou Bullrich.

A ministra reiterou que a presença de menores de 18 anos nos atos será considerado grave. O objetivo, segundo a ministra, é impedir que crianças e adolescentes sejam usados como “escudos humanos” por manifestantes. “Vamos processar aqueles que levem [aos protestos] crianças que deveriam estar na escola”, adiantou.

Ela acrescentou que casos específicos, como festas religiosas ou comemorações esportivas, serão analisadas de forma individual, em conjunto com as autoridades locais e as forças de segurança. Segundo ela, medidas não são um veto a todos os protestos, e quem quiser poderá apresentar suas causas e queixas “nas calçadas”.

De acordo com Bullrich, a implementação dessas restrições depende do compromisso dos governos das províncias, que hoje estão em viagem para a Casa Rosada, em buscas de fundo federais. Os repasses às províncias foram reduzidos aos níveis mínimos, pelo novo pacote fiscal anunciado pelo ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES