Jornalista brasileiro retrata os horrores que viu na guerra

O livro, publicado pela Matrix Editora, é o primeiro relato extenso de um brasileiro sobre a guerra na Ucrânia

Guerra da Ucrânia | Reprodução livro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O jornalista João Alencar lançou recentemente o livro "Ao Vivo da Ucrânia", uma obra que revela os horrores do conflito armado que assola a Ucrânia há quase dois anos. O livro, publicado pela Matrix Editora, é o primeiro relato extenso de um brasileiro sobre a guerra na Ucrânia, e oferece uma perspectiva única sobre os acontecimentos que têm mantido o mundo em alerta para a possibilidade de um novo conflito mundial.

Residindo em Paris desde 2009, João Alencar atuou como correspondente internacional na linha de frente das operações militares na Ucrânia, cobrindo os bastidores da batalha para canais de notícias franceses, incluindo o ITélé (atual CNews) e a BFMTV, uma das emissoras mais influentes na França. Além disso, ele também produziu reportagens especiais para veículos de comunicação no Brasil.

O livro traz relatos em primeira mão dos horrores presenciados pelo autor durante sua estadia na Ucrânia. As histórias de mulheres, homens e crianças com quem ele conversou ao longo de suas reportagens constroem um retrato cru e sensível da vida diária de pessoas afetadas pela violência constante. Alguns dos relatos incluem o de Mariya, que encontrou o corpo de seu filho morto por soldados russos, Samir, que procurava meios de deixar o país, e Valeriy, que agora vive com uma cratera em seu jardim causada por uma bomba.

Além de documentar com precisão o cenário contemporâneo na Ucrânia, João Alencar contextualiza o leitor sobre os eventos que levaram à invasão russa em 2022. Ele faz isso com maestria, recorrendo à sua própria experiência na cobertura de acontecimentos-chave, como a Revolução Maidan em 2013 e a anexação da Crimeia em 2014.

"Ao Vivo da Ucrânia" oferece mais do que um mero relato dos horrores de um conflito distante. É uma oportunidade de se conectar com a humanidade por trás das manchetes e compreender a dura realidade enfrentada por milhares de pessoas todos os dias. João Alencar não apenas testemunhou a guerra, mas também ouviu as histórias de sobreviventes, compartilhando suas experiências mais profundas e comoventes.

João Alencar, formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com mestrado no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), é um jornalista experiente que já cobriu reportagens em mais de trinta países, incluindo conflitos na Líbia e no Mali. Sua mudança para Paris em 2009 o levou a trabalhar para a Rádio França Internacional e os canais de notícias ITélé e BFMTV, onde atualmente atua como repórter especial. Ele se destacou como o único jornalista brasileiro a deixar Moscou para relatar a situação em Kiev no início do conflito na Ucrânia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES