Kim Jong-un assume as funções supremas na Coreia do Norte

Com menos de 30 anos, foi eleito “presidente” do poderoso Comitê Militar Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC)

Kim Jong-un é o terceiro na dinastia dos Kim a dirigir a República Popular Democrática da Coreia (RPDC). | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O jovem líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, assumiu nesta quinta-feira o maior posto militar do regime, no qual agora ocupa todas as funções supremas, informou a imprensa estatal.

Kim Jong-un, que tem menos de 30 anos, foi eleito "presidente" do poderoso Comitê Militar Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC), em uma reunião extraordinária do partido único, na quarta-feira, anunciou a agência oficial KCNA.

Homem forte do país desde a morte do pai, Kim Jong-il, em dezembro, Kim Jong-un já tinha o título de comandante supremo das Forças Armadas da Coreia do Norte, que têm 1,2 milhão de oficiais.

Ele também foi designado "primeiro-secretário" do PTC.

"Isto significa que o Norte completou o processo de transferência de poder dentro do partido do ex-dirigente a Kim Jong-un", comentou o professor Yang Moo-Jin, da Universidade de Estudos Norte-coreanos em Seul.

Seu avô, Kim Il-Sung, herói da resistência à ocupação japonesa e fundador do regime em 1948, governou até a morte, em 1994, quando foi substituído pelo filho, Kim Jong-il, que faleceu em dezembro do ano passado aos de 69 anos.

A Coreia do Norte recorda do dia 15 de abril o centenário do nascimento de Kim Il-sung.

O regime pretende lançar um foguete com um satélite, supostamente civil, para marcar a data, mas a comunidade internacional condena o projeto, que considera um teste disfarçado de míssil balístico, em violação a resoluções da ONU.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES